terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Bibliotecas são aliadas da internet nas universidades

Aluna universitária faz pesquisa em biblioteca Foto: Divulgação

Ramon de Angeli | Extra

Mesmo com a facilidade de encontrar qualquer informação à distância de um clique, a internet ainda não substituiu as bibliotecas em muitas universidades e instituições de ensino. As salas repletas de livros, conhecimento e silêncio são uma ótima aliada da web na hora de melhorar o rendimento acadêmico.

Segundo a coordenadora do Sistema de Bibliotecas da UniCarioca, Rachel Louredo, o fácil acesso ao conteúdo indicado nos cursos e a presença de profissionais para auxiliar na pesquisa estão entre as vantagens das bibliotecas:

— O perfil mudou, a geração conectada que frequenta bibliotecas requer mais agilidade na busca da informação. Além de oferecer informação, o espaço gera conhecimento e cultura para todos. O acervo é composto, em sua maioria, por livros das bibliografias das disciplinas dos cursos. Isso facilita o estudo, pois a matéria abordada em sala de aula será encontrada com facilidade nos livros disponíveis para empréstimo e consulta.

O aluno do segundo período de Letras da UniRio Roberto Albuquerque, de 26 anos, diz-se surpreso com a quantidade de estudantes que frequenta a biblioteca no campus:

— Fico feliz de ver tanta gente na biblioteca, é uma boa opção para estudar, tranquila e silenciosa. Parece que mesmo com a tecnologia, redes sociais e novidades que surgem a cada momento, os jovens seguem interessados na leitura e buscam ter acesso a ela em todas as plataformas disponíveis.

De acordo com Claudete Daflon, professora de literatura brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF), a biblioteca dá uma maior autonomia ao estudante:

— O usuário, ao se limitar a acatar os resultados apresentados (nos sites de busca), delega o processo de busca, seleção e ordenação das informações. A biblioteca, por sua vez, exige que o usuário assuma o processo de busca, o que implica refletir sobre como acessar determinada informação num universo amplo de possibilidades. Nesse sentido, diferentemente do buscador que determina o que se deve saber sobre um determinado assunto, a biblioteca permite maior autonomia.

Veja quatro dicas para fazer bom uso das bibliotecas

- Caminhar pelas estantes sem medo de abrir os livros, pois a informação pode estar onde você nem estava procurando.

- Usar sempre que possível o catálogo online para buscar informação e termos específicos.

- Não ficar restrito a uma determinada bibliografia, pois outros autores podem ter informações importantes sobre o tema.

- Perguntar e não sair com dúvida, pois o bibliotecário sempre terá um caminho para encontrar a informação desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário