domingo, 9 de dezembro de 2018

China quer todas as suas pesquisas científicas publicadas em acesso aberto


Agências chinesas de fomento divulgaram intenção de apoiar o Plano S, principal iniciativa europeia contra o paywall em revistas científicas.

Fábio Castro | Direito da Ciência

O movimento mundial pelo acesso aberto às publicações científicas acaba de ganhar um aliado de peso. Representantes de agências de fomento à pesquisa da China anunciaram que pretendem exigir que todos os artigos produzidos a partir de estudos financiados com recursos públicos fiquem imediatamente disponíveis para leitura gratuita.

O anúncio, divulgado em reportagem da revista Nature, foi feito pelas organizações chinesas na Alemanha, no início desta semana, durante a 14ª Conferência de Acesso Aberto de Berlim, convocada pela Sociedade Max Planck. A penúltima edição da conferência, em 2015, marcou o lançamento da Iniciativa Open Access 2020 (OA 2020), que reúne atualmente os líderes do movimento global pelo acesso aberto.

Segundo a revista, os chineses prometeram apoiar a OA 2020 e a iniciativa europeia do Plano S, que tem o objetivo de acabar com o “paywall” de publicações científicas até 2020.

Iniciativa europeia

No início de setembro, agências de financiamento à pesquisa de 11 países da Europa lançaram uma força-tarefa para garantir a implementação do Plano S, que exigirá o modelo Open Access – no qual não há cobrança elo acesso aos conteúdos de periódicos acadêmicos – para todas as publicações financiadas por recursos públicos.

O mentor do Plano S, Robert-Jan Smits, disse à Nature que o posicionamento dos chineses é um “sonoro endosso” à iniciativa europeia, embora não tenha ficado claro se as organizações da China vão começar a implementar suas próprias novas políticas de publicação, ou se querem adotar integralmente o Plano S.

“Esse é um passo à frente crucial para o movimento global pelo acesso aberto. Nós sabíamos que a China estava pensando em se juntar a nós, mas o fato do país ter aderido tão cedo e de forma tão inequívoca é uma enorme surpresa”, disse Smits.

Cartas de intenção

Durante o evento em Berlim, três cartas de intenções foram divulgadas, segundo a Nature, pela Biblioteca Nacional de Ciência da China, pela Biblioteca Nacional de Ciência e Tecnologia e pela Fundação de Ciência Natural da China – uma das principais financiadoras chinesas de pesquisas.

“Apoiamos o pedido da Iniciativa OA 2020 e do Plano S para transformar, o quanto antes, os artigos científicos provenientes de projetos financiados publicamente em modelo de acesso aberto imediatamente após a publicação e apoiamos uma ampla gama de medidas flexíveis e inclusivas para cumprir esse objetivo”, dizem as cartas.

O presidente do Comitê Estratégico de Planejamento da Biblioteca Nacional de Ciência e Tecnologia, Xiaolin Zhang, disse à Nature que o governo chinês agora irá estimular os financiadores, instituições de pesquisa e bibliotecas acadêmicas do país a deixar os resultados de pesquisa com financiamento público livre para consulta e compartilhamento o quanto antes.

‘Politicamente errado’

Segundo Zhang, qualquer noção de que o modelo de acesso aberto tem pouco apelo na China é equivocada. Segundo ele, os financiadores e instituições de pesquisa da China estão desde 2014 incentivando e fornecendo recursos para que cientistas publiquem seus artigos em formatos de acesso aberto e para que arquivem seus manuscritos abertamente na internet.

Zhang afirma, porém, que a maior parte dos resultados científicos da China ainda está bloqueada por “paywalls”. “A Fundação de Ciência Natural da China financia cerca de 70% da pesquisa chinesa publicada em revistas internacionais, mas a China tem de comprar de volta esses artigos com preços cheios e altos. Isso é simplesmente errado – economicamente e politicamente”, disse Zhang.

Smits, que é emissário de Acesso Aberto da Comissão Europeia em Bruxelas, na Bélgica, disse à Nature que, depois da China, dois outros países não-europeus deverão aderir ao Plano S nas próximas semanas. Ele também busca apoio entre órgãos públicos financiadores de ciência nos Estados Unidos, onde atualmente a única organização de fomento à pesquisa a aderir ao Plano S é privada: a Fundação Bill e Melinda Gates.

Mais de 120 instituições de pesquisa e agências de financiamento de diversos países assinaram uma manifestação de interesse na implementação de larga escala do acesso aberto em revistas acadêmicas, inclusive a brasileira Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

dica do Reynaldo Porfírio Horne

Nenhum comentário:

Postar um comentário