quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Internet Archive, o sonho de criar uma biblioteca de Alexandria digital


A biblioteca de Alexandria foi um projeto enorme de 2.200 anos atrás proposto para concentrar todo o conhecimento da antiguidade, algo que agora no século XXI trata de replicar digitalmente a organização sem fins lucrativos Internet Archive fundada por um dos "pioneiros" da rede.

O Presidente e fundador do Archive, Brewster Kahle, que mergulhou no mundo virtual nos anos 80 e parte da Internet Hall of Fame, explicou que o compromisso que ele adquiriu nos primeiros anos desta tecnologia foi para construir uma biblioteca digital, na qual ele gerencia cerca de 150 pessoas entre funcionários e voluntários.

Em sua missão de ser um recipiente integral de conhecimento, o Archive é estruturado em seis seções diferentes: livros e textos digitais; gravações de áudio e música; vídeos; imagens; programas de software e páginas web. Para esta última seção, a organização desenvolveu uma tecnologia chamada "Wayback Machine" que periodicamente captura o conteúdo (aparência e interface) de páginas da Web em todo o mundo, armazena, organiza e as disponibiliza para todos. 

Atualmente, esta hemeroteca digital possui 330.000 milhões de sites armazenados em dezenas de servidores gigantescos. No Internet Archive, você também pode consultar ou até emprestar (como em uma biblioteca convencional, mas em formato digital) 20 milhões de livros e textos, muitos dos quais foram digitalizados pelos trabalhadores da organização. "Direitos autorais significam que muitos dos livros escritos durante o século 20 não são digitalizados ou estão disponíveis on-line", diz Brewster Kahle.

via Atlántico (Espanha)
Tradução livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário