sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Nasa abre para o público a sua biblioteca de mídia


Na busca, é possível ainda restringir os resultados por ano, escolhendo um período específico a ser pesquisado.

A Nasa anunciou que toda sua biblioteca de mídia, isto é, imagens, sons e vídeos, está aberta ao público. E a notícia é ainda melhor: além de poderem ser pesquisados on-line, os mais de 140 mil arquivos estão disponíveis para visualização e também para download.

No site oficial, basta digitar o termo que você deseja pesquisar e navegar livremente pelo extenso banco de dados do espaço sideral, escolhendo ainda se deseja ver imagens, vídeos ou áudios.

Para além das fotos de “paisagens”, há ainda registros de astronautas, lançamento de foguetes e eventos na Nasa entre outras descobertas.

Quase todas as imagens do banco da Nasa vêm ainda com dados Exif – Exchangeable image file format, ou formato de arquivo de imagem intercambiável – o que auxilia tanto profissionais da fotografia quanto amadores a manterem seus arquivos acessíveis, oferecendo ainda uma série de informações adicionais sobre as imagens.

Entre as informações dos dados Exif está, por exemplo, a data específica em que a foto foi tirada, com precisão de dia, hora e até segundos. Para os mais entusiastas do ramo, é possível ter acesso ainda a detalhes como característica da lente, abertura do diafragma, velocidade do obturador, ausência ou presença de flash entre outros.

É bom reforçar que toda essa vasta biblioteca de mídia está disponível para qualquer pessoa, gratuitamente e sem regras de direitos autorais, ou seja, dá pra usar as fotos para basicamente qualquer finalidade. 

via Promoview

Nenhum comentário:

Postar um comentário