terça-feira, 23 de abril de 2019

A boa leitura de forma gratuita na Internet


Neste 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, o RBJ traz dicas de sites onde você pode baixar diversas obras, de forma gratuita e legal.

via RBJ

Há um bom tempo, a Internet é conhecida como um importante instrumento tanto nas relações humanas, através das redes sociais, como no mundo dos negócios, nas transações comerciais, na divulgação de notícias, e muitas e muitas outras funcionalidades, com as quais convivemos diariamente.

A difusão de conhecimento e cultura também ganha um espaço considerável na Web. Seja através de filmes, música, obras de arte, cursos, vídeo-aulas, é possível conhecer praticamente a produção artística, cultural e científica de todo o mundo em apenas um “click”.

Os amantes da literatura, podem usufruir de uma ampla variedade de opções, seja para adquirir livros com preços mais baixos, ou até mesmo obter exemplares de forma gratuita, através dos livros digitais, ou e-books, que têm ganho muitos adeptos, uma vez que apresentam algumas vantagens comparado ao bom e velho modelo de papel – menor peso, portabilidade, entre outras.

Entretanto, ao buscar livros na Internet é importante que o leitor tome cuidado para não infringir os direitos autorais. Por isso, o RBJ traz abaixo alguns sites para baixar livros de forma gratuita e legal:

Portal Domínio Público – É uma biblioteca digital mantida pelo Ministério da Educação. O acervo é constituído por obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais. Lançado em 2004, o portal oferece acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada. Destaque para a obra completa de Machado de Assis e a Divina Comédia traduzida.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Atualmente, cerca de 3.000 títulos estão disponíveis para livre acesso. São diferentes tipos de materiais que abordam temas variados da história do Brasil.

Biblioteca Digital de Obras Raras – Mantida pela USP (Universidade de São Paulo), traz centenas de livros raros de várias partes do mundo, além de uma série de jornais de diferentes épocas.

Biblioteca Digital Unesp – Criada pela Universidade Estadual Paulista em parceria com a Biblioteca Nacional, com o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, pretende dar acesso irrestrito a matérias de referentes à História de São Paulo, livros, mapas do Estado de São Paulo e Música.

Biblioteca Digital Unicamp –  Tem como objetivo principal disponibilizar a produção científica gerada na Universidade de Campinas, com foco principal em teses e dissertações.

Biblioteca Digital Paulo Freire – Disponibiliza livros (de Paulo Freire e outros autores), artigos, resumos, fotos, vídeos, áudios e textos, como forma de difundir “pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano, para suportar ações educativas coletivas facilitadoras da inclusão dos sujeitos educacionais na sociedade da informação”.

Cultura Acadêmica – É um selo da Editora Unesp, pertencente à Universidade Estadual Paulista. O catálogo do site é composto por livros acadêmicos de várias áreas do conhecimento, muitos deles disponíveis para download gratuito em PDF.

Universia Livros – É promovido pela Universia, rede de cooperação universitária da América Latina. Atualmente, tem vários livros de domínio público disponíveis, incorporando também livros de autores que desejem distribui-los gratuitamente.

Livraria do Senado Federal – Editora pública, que oferece livros, principalmente nas áreas de Legislação, História e Meio Ambiente, à preço de custo industrial, mas também disponibiliza quase 200 obras para download gratuito.

Livraria da Câmara Federal – Atua da mesma forma que a Livraria do Senado, com diversas opções gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário