quinta-feira, 11 de abril de 2019
Editora lança primeiro livro escrito por inteligência artificial
A iniciativa foi realizada com a ajuda de pesquisadoras da Universidade de Frankfurt, que utilizaram um algoritmo batizado como Beta Writer
Isabella Carvalho | StartSe
A editora inglesa Springer Nature lançou o primeiro livro do mundo escrito por inteligência artificial. Intitulado Lithium-Ion Batteries: um resumo da pesquisa atual, o livro fornece uma visão geral das pesquisas mais recentes sobre baterias de íons de lítio. A iniciativa foi realizada com ajuda de pesquisadores da Universidade de Frankfurt e um algoritmo chamado Beta Writer.
Com base nos artigos e pesquisas já publicadas, o Beta Writer organiza os documentos, cria resumos de cada um deles e conecta todo o conteúdo. O livro, que está disponível digitalmente, possui índice e referências criadas automaticamente pelo Beta. Cada citação é referenciada com um hiperlink para que os leitores explorem o documento original.
“Olhando para uma longa tradição e expertise na publicação de livros acadêmicos, a Springer Nature tem como objetivo moldar o futuro da publicação e leitura de livros. Novas tecnologias em torno de Processamento de Linguagem Natural e Inteligência Artificial oferecem oportunidades promissoras para explorarmos conteúdos científicos”, disse Niels Peter Thomas, diretor executivo da Springer Nature, em um comunicado.
Segundo Henning Schoenenberger, diretor de dados da editora, mais de 53 mil trabalhos de pesquisas sobre as baterias já foram publicados nos últimos três anos. Assim, o livro tem o potencial de iniciar uma nova era na publicação científica. “Esse método permite que os leitores acelerem o processo de digestão da literatura de um determinado campo de pesquisa, em vez de ler centenas de artigos publicados”, escreveu o executivo na introdução do livro.
Com download gratuito, o ebook possui 247 páginas separadas por capítulos. A editora afirma que planeja expandir esse projeto, aprimorando a tecnologia e desenvolvendo livros para outras áreas. Os interessados em ler o ebook podem acessar esse link.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário