domingo, 4 de agosto de 2019

Esalq disponibilizará online e gratuitamente dissertações e teses defendidas desde 1966

Mais de 5.000 obras que existiam apenas no acervo da biblioteca no campus de Piracicaba (SP) serão digitalizadas e disponibilizadas para qualquer interessado.

Por Murillo Gomes, G1 Piracicaba e Região


Trabalhos produzidos na Esalq desde 1966 serão disponibilizadas online — Foto: Divulgação/Esalq Trabalhos produzidos na Esalq desde 1966 serão disponibilizadas online — Foto: Divulgação/Esalq

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba (SP), vai tornar pública digitalmente todas as teses e dissertações produzidas nos cursos de pós-graduação da universidade desde 1966 que não possuem impeditivos para serem publicadas. A iniciativa, de acordo com a chefe técnica de Divisão da Biblioteca da Esalq, Marcia Saad, é democratizar o conhecimento e levar para todo mundo as produções da universidade.

“O papel da biblioteca é o de disponibilizar aos seus usuários aquilo que os beneficie de todas as maneiras. Como nós entendemos que nosso usuário não é só o que está aqui, no campus, mas em todo o mundo, tudo aquilo que for possível e legal em relação aos direitos autorais, nós vamos usar”, explica Marcia.

5.079 teses e dissertações
No início dos anos 2000, a política do campus da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba passou a ser de que todas as produções fossem disponibilizadas em dois formatos. O impresso, que seria encaminhado para a biblioteca, e o digital, para ficar nos arquivos da universidade. Hoje em dia já existem trabalhos que são entregues apenas no formato eletrônico.

Antes disso, porém, a Esalq recebia apenas projetos impressos. De 1966, ano em que ocorreu a primeira defesa em um curso de pós-graduação da universidade, até 2000, foram produzidas 5.079 teses e dissertações, que agora estarão disponíveis no site da universidade gratuitamente. A previsão, segundo Marcia, é que esse processo seja concluído até 2021.

Trabalhos poderão ser encontrados na biblioteca do campus ou de forma online — Foto: Divulgação/Esalq Trabalhos poderão ser encontrados na biblioteca do campus ou de forma online — Foto: Divulgação/Esalq


Trabalho detalhista
O projeto começou de fato em 2018, e o longo prazo para ser concluído se justifica. Com a ideia de disponibilizar todas as teses e dissertações, surgiram também os desafios, como lidar com recursos limitados para a execução. Foi necessário, então, criar um projeto para organizar o processo e fazer com que todos os profissionais disponíveis ajudassem a executá-lo. Ao todo, 22 funcionários técnicos estão envolvidos, além de profissionais de outros setores.

Antes de um trabalho ser digitalizado, o técnico analisa todos os detalhes para que nada seja perdido. Detalhes esses que vão de carimbos, fotos e anexos até anotações a lápis incluídas pelo autor na obra original.

“Por uma iniciativa própria nossa, decidimos digitalizar essa parte retrospectiva, que não estava disponível em digital. Como hoje existe uma política de a universidade estar aberta aos seus conteúdos, sem precisar pagar, resolvemos fazer isso com relação a essas teses. É um trabalho detalhista”, explica a chefe técnica da biblioteca da Esalq.

Pouco mais de 2.000 desses trabalhos já foram digitalizados. Eles ainda passam pelo processo de edição, submissão e, enfim, são encaminhados para a equipe que os disponibiliza digitalmente. Cerca de 500 teses e dissertações anteriores aos anos 2000 e que tinham acesso restrito ao acervo da biblioteca em Piracicaba já estão disponíveis no site da USP.


“Colocar tudo que é conhecimento científico produzido na universidade em acesso aberto. Esse é o nosso objetivo”, conclui Marcia.

Como acessar
Todo o acervo de teses e dissertações digitais da USP está disponível no site da biblioteca digital da universidade. É possível buscar trabalhos pelo ano em que foram defendidos, a área de conhecimento, autor, nível de graduação, orientador ou unidades. O acesso é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa. Atualmente, já existem mais de 5 mil teses e dissertações da Esalq, somando as que foram produzidas já na era digital, disponíveis aos interessados.

Teses da Esalq estão disponíveis gratuitamente na biblioteca digital da USP — Foto: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun Teses da Esalq estão disponíveis gratuitamente na biblioteca digital da USP — Foto: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun



Nenhum comentário:

Postar um comentário