quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Google Search agora te leva direto para ponto exato que você procura em um vídeo


Novidade, porém, depende que criadores de conteúdo insiram marcações de tempo em seus vídeos

por Matheus Fiore | B9

Buscar por um conteúdo em um vídeo pode ser algo cansativo. Muitas vezes, os vídeos trazem longas introduções, propagandas de produtos e serviços patrocinadores, etc. O Google Search, ferramenta de buscas do Google que também é o buscador mais popular da internet, recebeu uma atualização que é bastante útil para essa questão da busca em vídeos.

A partir de agora, quando você buscar por um conteúdo no Google e o resultado apontar para um vídeo, é possível que, ao clicar no link do mesmo, você seja direcionado para o segundo ou minuto exato em que o conteúdo que você busca é abordado.

Por ora, a funcionalidade é exclusiva para vídeos do YouTube e em buscas em inglês, mas o Google afirma que aprimorará a ferramenta e a disponibilizará para outras fontes, como CBS Sports e NDTV. Há um porém no uso do novo recurso: seu funcionamento depende dos próprios produtores de conteúdo, já que o Google só será capaz de encontrar o trecho específico se este estiver sinalizado no próprio vídeo, por marcas de tempo na descrição.

Mesmo que ainda seja uma funcionalidade ainda básica e limitada, o fato de o Google afirmar estar trabalhando para expandir nos permite imaginar que, futuramente, o próprio sistema de inteligência artificial poderia encontrar os assuntos de forma autônoma. Além disso, os próprios produtores de conteúdo deverão, aos poucos, inserir tais marcas de tempo em seus vídeos, para que estes possam ser encontrados na busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário