quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O fotógrafo que removeu os celulares de cenas cotidianas

Com imagens nos EUA e países da Ásia, americano quis retratar a dependência gerada pelos smartphones

Cesar Gaglioni | Nexo

FOTO: ERIC PICKERSGILL/DIVULGAÇÃO
O AMERICANO ERIC PICKERSGILL DECIDIU CRIAR A SÉRIE DE FOTOS ‘REMOVED’ APÓS UM EPISÓDIO ENVOLVENDO A IDA DE UMA FAMÍLIA A UM CAFÉ NOS EUA   

Além de serem parte da vida cotidiana, os smartphones e celulares se tornaram uma espécie de refúgio para muita gente. 

Um estudo feito pela empresa de segurança digital Kaspersky em novembro de 2018 demonstrou que 79% dos brasileiros que usam celular admitem que usam o aparelho como uma forma de evitar conversas com outras pessoas

O Comitê Gestor da Internet no Brasil apontou, em outubro de 2018, que, em média, o brasileiro passa nove horas conectado na internet diariamente. Isso o coloca na terceira posição do ranking mundial de países com maior tempo de tela, atrás apenas da Tailândia e das Filipinas. 

Pensando em retratar a dependência gerada pelos smartphones, o fotógrafo americano Eric Pickersgill decidiu criar uma série de imagens nas quais removeu os celulares de cenas cotidianas. O site Quartz publicou algumas as fotos no dia 28 de agosto. 

“O celular é um membro fantasma do corpo, usado como um sinal de que se está ocupado e indisponível, e existe como uma força viciante que promove a divisão da atenção entre aqueles que estão no mesmo espaço que você e aqueles que não estão”, diz a descrição do projeto. 

Em seu site, Pickersgill conta que a ideia para as fotos surgiu quando ele estava em um café e viu um casal chegar com duas filhas. Ele conta que, na ocasião, as adolescentes passaram o tempo todo no celular, bem como o homem. O fotógrafo diz que se sentiu entristecido ao ver a mulher, que não tinha um aparelho em mãos, olhar entristecida para sua família em um momento que deveria ser de interatividade mútua.

FOTO: ERIC PICKERSGILL/DIVULGAÇÃO 
PICKERSGILL TAMBÉM FEZ FOTOS DA SÉRIE ‘REMOVED’ EM PAÍSES ASIÁTICOS   

Durante uma palestra no evento Ted, Pickersgill afirmou que os smartphones e a tecnologia podem conectar pessoas que estão distantes e aproximá-las, mas que também faz com que as pessoas que estão em um mesmo cômodo fiquem emocionalmente distantes uma das outras. 

A série foi intitulada “Removed” (Removido, em livre tradução) e teve suas fotos feitas nos EUA. Pickersgill fez uma segunda série de fotos, passando pelo Vietnã, Mianmar, Indonésia e Cingapura, e está preparando uma terceira, feita inteiramente na Índia. Todas as imagens foram registradas entre 2014 e 2018 e estão disponíveis no site do fotógrafo

O trabalho de Pickersgill já foi exposto na França, Reino Unido, Itália e por diversas cidades dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário