sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Lançamento do site Atlas dos viajantes no Brasil

Biblioteca Brasiliana lança no dia 13 de novembro a plataforma interativa Atlas dos viajantes no Brasil

No dia 13 de novembro de 2019, às 14h30 horas, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - USP (BBM) realizará o evento de lançamento da plataforma interativa Atlas dos viajantes no Brasil. No lançamento, a nova plataforma será apresentada pelo curador da biblioteca, João Cardoso, e pelo geógrafo que produziu os mapas do Atlas, Ian Rebelo Chaves. A partir da projeção do Atlas em grande escala no saguão da biblioteca, será apresentado o processo de pesquisa e produção da plataforma, suas funcionalidades e as próximas etapas do projeto. Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre as possibilidades de uso da ferramenta em pesquisa e em sala de aula. Durante a conversa, o público será convidado a fazer as primeiras interações com a nova ferramenta de divulgação do acervo.

O Atlas dos viajantes no Brasil foi concebido para ser um instrumento inovador de divulgação de uma das coleções mais importantes da BBM - os relatos e imagens produzidos por viajantes, brasileiros e estrangeiros, que percorreram o país entre o século XVI e início do século XX. No site que abriga o Atlas, o usuário poderá acessar esses conteúdos de diversas maneiras - acompanhando a rota percorrida por um viajante específico, comparando informações sobre um local determinado produzidas por dois ou mais viajantes, filtrando as informações por assuntos e temas do seu interesse etc.

Os relatos e imagens que os viajantes produziram formam uma vasta enciclopédia sobre o Brasil, pois tratam de temas relacionados à natureza, sociedade, economia, cultura, vida cotidiana etc. O objetivo do Atlas dos viajantes no Brasil foi justamente recolher e organizar esses materiais para em seguida criar uma forma enriquecedora e estimulante de divulgá-los para estudantes, professores, pesquisadores e interessados em geral. Para o lançamento, foram criadas as rotas de sete viajantes de diversos perfis, nacionalidades e períodos. Depois de lançado, o Atlas continuará sendo alimentado com novos conteúdos e outras etapas do projeto serão implementadas.

Serviço

Lançamento do site: "Atlas dos viajantes no Brasil"
Quando: 13 de novembro de 2019, às 14h30
Onde: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Saguão – Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP
Quanto: Gratuito
Mais Informações: (11) 2648 0316 ou viajantes@bbm.usp.br


via Biblioteca Brasiliana Mindlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário