O Internet Archive está trabalhando para oferecer acesso online a mais de 100 mil discos de vinil que, de outra forma, cairiam no esquecimento. A organização atua desde 1996 na busca de criar um acervo digital de conteúdos.
Bilhões de sites, livros, gravações de áudio, vídeos, imagens e softwares já fazem parte do acervo do Internet Archive e qualquer pessoa pode adicionar arquivos ao catálogo.
Foto: Reprodução Internet Archive
Os vinis são a mais recente adição da coleção. A iniciativa é levada a cabo através de uma parceria com a Biblioteca Pública de Boston, com o objetivo de digitalizar mais de 100 mil LPs.
Para o projeto, foram escolhidas obras do acervo da biblioteca que não estavam disponíveis comercialmente. Um total de 750 álbuns completos já estão liberados gratuitamente através da coleção “Unlocked Recordings“.
O processo começa com o catálogo de dados obtidos após imagens do disco e de sua capa serem escaneadas, conforme explica o blog do Internet Archive. Essas informações são então cruzadas com outras fontes externas para que, após catalogados, os álbuns sejam de fato digitalizados.
Foto: Reprodução Blog Internet Archives
Este procedimento é levado a cabo através de uma parceria com a Innodata Knowledge Services, em Cebu, nas Filipinas. Com uma tecnologia avançada, o serviço é capaz de catalogar cerca de 10 LPs por hora e, com isso, salvá-los do esquecimento.
via Hypeness
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário