quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Vida ao redor: um site para explorar a fauna e flora brasileiras

André Cabetete Fábio | Nexo 

Instituído por meio de uma portaria de novembro de 2018, o SiBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira) é uma plataforma governamental que reúne informações sobre biodiversidade advindas de diversas instituições brasileiras, em especial instituições de pesquisa, como universidades.

O objetivo é organizar, armazenar e disponibilizar os dados sobre os ecossistemas brasileiros, e dar subsídios para a elaboração de políticas públicas. Além desse papel institucional, o SiBBr conta com um dispositivo de buscas em que é possível acessar informações sobre a fauna e a flora brasileiras.

Há opções por buscas de “espécies icônicas”, por exemplo. São aquelas espécies com relevância cultural. Clicando em cada nome, o site traz um mapa com a abrangência geográfica da espécie, sua classificação e os registros sobre as espécies em coleções. Entram nessa lista o gavião-real, encontrado principalmente na Amazônia, no Pantanal e em parte da mata atlântica, e a arara-canindé, encontrada na Amazônia, no cerrado e em parte da mata atlântica.

Também é possível realizar buscas por 202 coleções de acervos de instituições de pesquisa, como Embrapa, Fiocruz, universidades e museus. O buscador é dividido entre fauna, insetos, microorganismos e plantas.

Há ainda um buscador a partir do qual é possível explorar a biodiversidade por área. O usuário é convidado a digitar o próprio endereço e buscar informações sobre a fauna ao redor. Após realizar a busca, o site apresenta um mapa com um círculo sobre a região que exibe informações sobre a biodiversidade local.

A criação da plataforma foi coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem suporte técnico da Unep (sigla em inglês para ONU Meio Ambiente) e apoio financeiro do GEF (sigla em inglês para Fundo Global para o Meio Ambiente), criado em 1991 pelo Banco Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário