terça-feira, 3 de março de 2020

Este site reúne a versão digital de 20 mil fitas VHS

Cesar Gaglioni - Nexo

Parte da plataforma The Internet Archive, acervo reúne a gravação de diversas programações televisivas

FITAS VHS TIVERAM SEU AUGE NOS ANOS 80 E 90

O site The Internet Archive surgiu em 1996, nos primeiros anos da internet, com o objetivo de criar um acervo digital da própria web, preservando sites, páginas e publicações.

Além de preservar a história da internet, o site também conta com um acervo para registrar a história da cultura pop. Trata-se do The VHS Vault, uma seção da plataforma que traz a versão digital de fitas VHS.

Entre as digitalizações estão comerciais, programas, telejornais e até mesmo a exibição de filmes na TV aberta. Ao todo, são cerca de 20 mil títulos disponíveis gratuitamente (a maioria é de produção dos EUA).

Uma das fitas mostra um show da dupla folk Simon & Garfunkel no Central Park, em Nova York. Uma outra, mostra um especial do canal americano NBC para divulgar os parques de Walt Disney, em Orlando, na Flórida. Há também a gravação da transmissão completa do Oscar de 1998, quando “Titanic” levou 11 estatuetas, incluindo Melhor Filme.

O The VHS Vault permite que qualquer usuário disponibilize novas fitas, aumentando o acervo gradualmente.

Uma breve história do VHS
Muito antes da guerra dos streamings, o VHS era a principal forma de se consumir conteúdo audiovisual em casa sem depender dos canais de TV.

A tecnologia surgiu no Japão em 1976, e se espalhou para o mundo em 1977. As fitas de VHS eram feitas de plástico e, em seu interior, tinham uma fita magnética no qual o conteúdo era gravado.

As fitas VHS tiveram seu auge nos anos 1980 até meados da década de 1990, quando surgiram os DVDs, discos digitais que conseguiam armazenar mais tempo de vídeo com uma qualidade melhor.

Os DVDs ocuparam o mercado massivamente durante a primeira década dos anos 2000 e foram substituídos pelo blu-ray, um disco similar, mas com ainda mais qualidade, e posteriormente pelas plataformas de streaming.

Um comentário: