sábado, 27 de outubro de 2012

Duck Duck Go é um motor de busca com menos propaganda e mais privacidade

Oferecer ao usuário resultados de buscas relevantes baseados no modelo crowdsourcing, além de uma página limpa - com menos propagandas -, prioriza a privacidade do internauta. Este é o objetivo do Duck Duck Go, um sistema de pesquisa norte-americano.

Ricardo Fraga | Techtudo 


Página inicial do Duck Duck Go (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Fundado por Gabriel Weinberg, Bacharel em Física e com Mestrado em Tecnologia e Política pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Duck Duck Go tem uma base de dados que utiliza o modelo crowdsourcing, semelhante ao usado pelo site Wikipédia. Neste sistema, os usuários adicionam informações sobre todo tipo de coisa e quanto maior a base de dados inserida, maior a relevância que os resultados podem obter.

Diferente do Google, que utiliza as informações de todas as pesquisas feitas pelo usuário para tornar o resultado o mais relevante possível para a pessoa, o Duck Duck Go sequer armazena as buscas feitas pelas pessoas. Assim, o buscador objetiva conseguir dar conclusões relevantes, mas sem levar em consideração os dados e gostos pessoais de seus internautas. De acordo com o serviço, nem mesmo o endereço de IP de quem faz a pesquisa é guardado.

Além de resultados mais precisos levando em conta o “conhecimento comum”, o Duck Duck Go prioriza a limpeza de seus resultados, exibindo bem menos publicidade do que os concorrentes. Então, se você utiliza muito os serviços de busca, mas não gosta de páginas poluídas e ainda preza bastante pela sua privacidade e não quer que ninguém fique sabendo o que você anda pesquisando pela Internet, esse site é uma excelente opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário