sábado, 8 de abril de 2006

Google lança ferramenta que faz pesquisa de blogs

Folha Online - 14/09/2005

O Google lançou nesta semana uma nova ferramenta de pesquisa: um buscador de blogs. Com o lema "Ache blogs com seus assuntos favoritos", o Blog Search foi criado com o objetivo de ajudar os usuários do site a explorar o universo da "autopublicação de maneira mais eficiente".

"Quer você esteja procurando análises sobre o Harry Potter, comentários políticos, receitas de saladas de verão ou qualquer outra coisa, a pesquisa de blogs permite que você descubra o que está sendo dito sobre qualquer assunto", afirma o Google em sua página.

Segundo o site, além de pesquisas de blogs escritos em inglês, o serviço procura endereços em francês, italiano, alemão, espanhol, chinês, coreano, japonês e português, entre outros idiomas.

O banco de dados por trás do mecanismo vai fazer a indexação de todos os blogs existentes, e não apenas daqueles publicados por meio do site Blogger.com, do qual o Google é dono.

Por enquanto, as buscas na versão beta trazem apenas resultados de mensagens publicadas a partir de junho de 2005, mas o Google disse que já trabalha para que a pesquisa também traga textos mais antigos.

Endereço

A ferramente está disponível em quatro endereços: blogsearch.google.com (interface com estilo do Google), search.blogger.com (interface com estilo do Blogger), Painel do Blogger e Navbar (em qualquer blog do Blog*Spot).

A pesquisa em todos os lugares é a mesma, independente de como ela foi acessada. A Navbar, no entanto, tem dois botões: um para pesquisar o blog que estiver sendo visualizado e outro para pesqu isar todos os blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário