terça-feira, 23 de maio de 2006

Bibliotecários são melhores em buscas na Internet

Pacientes de câncer que estão à procura de informação rápida e precisa sobre a doença e seu tratamento na Internet se dariam melhor se pedissem ajuda de um bibliotecário profissional. De acordo com estudo divulgado na conferência anual da Medical Library Association, em Phoenix, os pacientes de câncer têm maior probabilidade de encontrar o que estão procurando em uma busca mediada por um bibliotecário, em comparação com o trabalho sem assistência.

Nos últimos cinco anos, Ruti Volk, bibliotecária profissional e gerente do Patient Education Resource Center (PERC) no centro de pesquisa de câncer da Universidade de Michigan, e seus colegas, conduziram cerca de 2,1 mil pesquisas para pacientes de câncer. Depois de cada busca assistida os pacientes são convidados a realizarem uma avaliação sobre a informação que lhes é fornecida.

Os resultados de 513 avaliações revelam diversas conclusões interessantes, apontou Volk em entrevista à Reuters Health. "Uma das mais interessantes era o fato de que 65% dos pacientes afirmam que não haviam conseguido obter de qualquer outra fonte as informações que lhes enviamos. Não conseguiram essa informação trabalhando sozinhos ou usando a Internet, e não receberam essas informações de seus planos de saúde ou organizações de assistência aos pacientes de câncer."

Outros 30% dos visitantes do PERC disseram que os bibliotecários forneceram algumas informações novas. Apenas quatro por cento declararam que receberam as mesmas informações sem ajuda. "Isso demonstra", disse Volk, "que mesmo que as informações sejam supostamente tão acessíveis e tudo esteja disponível na Web, as pessoas ainda precisam da ajuda de um profissional para localizar informações relevantes, atuais e precisas".

Os bibliotecários têm acesso a recursos às vezes não disponíveis para o público geral, como bancos de dados pagos. Mas a maior vantagem, diz Volk, é a experiência deles em pesquisas. "Faço isso todos os dias, portanto devo fazê-lo melhor do que outras pessoas", afirmou.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário