terça-feira, 10 de outubro de 2006

Pesquisa em Rede

Como usar bem a internet como ferramenta de pesquisa acadêmica


Ao digitar o nome do líder negro "Martin Luther King" - importante figura no processo de obtenção de direitos pelas minorias raciais nos Estados Unidos - no Google, a primeira ocorrência que aparece se refere a um site descrito como "fruto de uma investigação verdadeira e histórica", onde são citadas pesquisas e publicações jornalísticas como fontes de informação dos seus artigos. Mas por meio de uma consulta ao seu registro é possível descobrir que, longe de fazer uma análise imparcial dos fatos, a página veicula as idéias de um grupo racista internacional. Alguns dos recortes de teses acadêmicas e reportagens citados no site não são verdadeiros, e mesmo as referências reais se encontram descontextualizadas de sua forma original, obedecendo ao único objetivo de descrever Martim Luther King como um líder oportunista e ligado aos interesses do comunismo. Essa é uma prova do cuidado que se deve ter ao usar a World Wide Web como ferramenta de pesquisa acadêmica.

A internet modificou os métodos da pesquisa acadêmica, tanto por ser um meio facilitador da comunicação entre os pesquisadores, quanto pelo fato de disponibilizar o acesso gratuito a diversas fontes, que antes só poderiam ser acessadas em bibliotecas ou revistas científicas. Hoje, a rede virtual é acreditada como um meio de adquirir informação de base para a realização de trabalhos científicos. Apesar disso, alguns pesquisadores ainda se queixam da falta de infra-estrutura que permita um acesso mais fácil e dinâmico às bases de dados online, e também da demanda por treinamentos que os dirijam para um uso mais consciente das possibilidades - e também dos perigos - que a pesquisa com base na internet pode oferecer.

Segundo uma pesquisa realizada pela professora e pesquisadora do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) Lena Vânia Ribeiro Pinheiro, que considerou os questionários respondidos por 1.307 pesquisadores no ano de 2003, o uso diário da Internet era então uma prática disseminada por 87,2% dos profissionais de diversas áreas acadêmicas. Somando-se a esse número os pesquisadores que disseram fazer uso freqüente da rede, com no mínimo dois acessos à internet por semana, a porcentagem chegava a mais de 90% dos entrevistados - sendo que 61,5% dos pesquisadores da amostra afirmavam utilizar a internet como recurso inicial de busca pela informação. Pinheiro, que é doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e orientadora de pesquisas relacionadas ao uso dos portais especializados, como o da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ressalta a necessidade de se conhecer a procedência dos sites da internet na hora de utilizá-los como fontes: "Se quem produz o portal é uma entidade que realiza trabalho em ensino e pesquisa, e que é reconhecida pela sua reputação acadêmica, a fonte tem legitimidade". Ela afirma que, sendo considerada a importância dessa base institucional, o uso de referências da internet como parte formal da bibliografia de um trabalho científico é válido e cada vez mais propagado no meio acadêmico.

Um exemplo de uso disseminado da internet como fonte de informação acadêmica é o acesso a periódicos científicos digitais. As bases referenciais disponibilizadas pelo portal da Capes tiveram 4,6 milhões de acessos entre janeiro e maio de 2006. "O periódico é o canal de comunicação científico mais importante desde o seu surgimento, em 1665, até hoje. A versão digital não difere em nada da versão impressa. A legitimidade do periódico é indiscutível, mesmo que tenha sido criado no formato eletrônico. Se a entidade que o publica tem boa reputação no meio acadêmico, e se tem um comitê científico, ele pode ser utilizado como fonte na pesquisa", afirma Pinheiro. A pesquisadora do IBICT lembra que o rigor com a procedência das informações vale tanto para o uso de fontes primárias de informação científica - aquelas em que o pesquisador produz e comunica o resultado dos seus trabalhos - como também para as fontes secundárias, que agregam a produção acadêmica, como as bibliotecas digitais e os catálogos públicos e profissionais de informação.

O foco na comunicação

"Tenho sido, durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Há muito tempo estou convencido de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Láctea." Esse trecho retirado da famosa carta de Galileu a Kepler, de 1597, mostra que nem mesmo a censura religiosa impediu os cientistas de conversarem sobre a discordância da idéia de geocentrismo e outras descobertas polêmicas da época. O que antes era feito por meio do correio, protegido por códigos e anagramas, hoje é feito pelo e-mail e pelos grupos de discussão."A prática da comunicação entre os pesquisadores sempre existiu, só que agora ela se faz pela internet", afirma Pinheiro."Na rede, o que é comunicação também passa informação. O que se trabalha em comunicação científica por meio da comunicação informal é a busca de contato com outros pesquisadores da sua área".

Um projeto do PPGCOM (Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) se propõe a oferecer duas novas forma de comunicação entre pesquisadores acadêmicos por meio da colaboração e da escrita coletiva de artigos: o Co-Link e o Dicionário Social.

A tecnologia do Co-link permite aos usuários da internet uma novidade - a possibilidade de "editar" os links e transformá-los em caminhos multidirecionais. Ou seja, ao invés de clicar em um link e ser automaticamente direcionado a um único site, o usuário pode abrir uma lista de links para sites ou artigos relacionados àquele assunto e, além disso, pode editar essa lista de acordo com os seus interesses. "A importância dessa ferramenta para o pesquisador é foco na construção social do conhecimento. Não queremos apenas pensar no produto final da pesquisa, mas queremos valorizar o processo", afirma Alex Primo, idealizador do projeto e professor do PPGCOM. O Dicionário Social é um protótipo de comunidade de pesquisa que utiliza a tecnologia Co-link e agrega dois modelos conhecidos da internet em prol do conhecimento científico - já que é baseado em uma mistura da Wikipedia com o Orkut. O Dicionário Social funciona da seguinte maneira: os cadastrados podem escrever verbetes, dotados de links multidirecionais. Além disso, cada cadastrado deles tem um perfil, onde pode divulgar os verbetes do seu interesse. "Nosso foco é facilitar a formação de novos grupos de pesquisa e permitir o registro da memória coletiva", explica Primo.

O Dicionário Social está em fase de experimentação, e por isso ainda conta com poucos verbetes - a maioria deles produzidos por alunos da graduação em comunicação da UFRGS. Mas segundo Primo, o PPGCOM pretende dinamizar a construção do conhecimento acadêmico por meio da colaboração entre os pesquisadores a partir do ano que vem, quando a nova versão do projeto será lançada. "Quando leio um livro, tomo nota das coisas que me interessam nas margens. Mas a web não tem margens. Esse ambiente pode permitir as 'anotações' nas margens da web com base na escrita coletiva".

Dicas de acesso


Portal da Capes - Periódicos científicos. O acesso aos periódicos é restrito aos professores e pesquisadores autorizados pela CAPES.

Portal do IBICT. Bases de dados do Instituto, grupos de discussão e bibliotecas digitais. Na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT, existe uma área de acesso livre à produção de pesquisadores no espaço Arquivos Abertos. O IBICT participa de um movimento pela abertura do acesso à informação científica. Mais informações aqui.

ANCIBE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação). No canal "Comunique-se", é possível se inscrever na lista de discussão da Associação, em que outros pesquisadores discutem o acesso à informação científica.

(Indicações da professora e pesquisadora do IBICT Lena Vânia Ribeiro Pinheiro)


Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário