quarta-feira, 7 de março de 2007

Banco de dados dá informações para abertura de empresas

Uma das primeiras dúvidas do empreendedor é em que negócio investir. A constatação é baseada na experiência do Ponto de Partida – uma base de dados criada pelo Sebrae em Minas Gerais há 11 anos e que inclui informações sobre diversos aspectos que precisam ser observados pelo empreendedor antes da abertura de uma empresa.

Abrange questões relativas ao registro, legislação, tributação, normas técnicas, fornecedores de matérias-primas, máquinas e equipamentos, endereços úteis de sindicatos, associações ou especialistas, além de esclarecimentos básicos sobre o negócio pretendido.
Periodicamente, os assuntos são checados e atualizados. Atualmente, a base de dados do Ponto de Partida abrange aproximadamente 800 atividades empresariais, entre as quais fábricas de produtos de limpeza, de velas e roupas, academia de ginástica, criações de avestruz, frango, coelho e cultivo de cogumelos.

Cerca de 200 arquivos sobre diversas oportunidades de negócios estão disponíveis para consulta e download gratuitos na internet (www.sebraeminas.com.br ou www.biblioteca.sebrae.com.br). Em breve, todos os títulos do Ponto de Partida poderão ser pesquisados na internet. “O objetivo é facilitar o acesso dos clientes à informação”, diz Maria Inês Gonçalves, responsável pela Unidade de Gestão da Informação do Sebrae em Minas.

Os 10 mais do Ponto de Partida

Algumas oportunidades de negócios se destacam entre as mais consultadas pelos empreendedores, de acordo com a época. As atividades que têm chamado mais a atenção dos clientes do Sebrae nos últimos meses são: decoração e animação de festa infantil; salão de beleza; locadora de fita de vídeo e DVD; cultivo de ervas medicinais e aromáticas; lan house; fábrica de bijuterias; confecção; silk screen (serigrafia); lanchonete; farmácia.

Base de dados do empreendedor

O Sebrae em Minas também oferece aproximadamente nove mil documentos, entre livros, revistas, fitas de vídeo, artigos e outros materiais técnicos, com foco nas áreas de empreendedorismo, oportunidades de negócios, gestão empresarial e investimentos. Esse acervo compõe a Base de Dados do Empreendedor, que pode ser acessada no site www.sebraeminas.com.br . Para consultar o material, os interessados devem comparecer a um dos Pontos de Atendimento do Sebrae em Minas.

Biblioteca On-line

No site do Sebrae em Minas, os empreendedores encontram trabalhos diversos sobre áreas de conhecimento relacionadas ao empreendedorismo. O conteúdo está disponível na Biblioteca On-Line, um espaço virtual de estudo e pesquisa, aberto à contribuição de autores e cujo objetivo é proporcionar o aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. O endereço para consulta é www.biblioteca.sebrae.com.br

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário