domingo, 10 de junho de 2007

Governo lança fontes de pesquisa sobre o Pará

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) está disponibilizando para a população duas importantes e inéditas fontes de pesquisa da realidade paraense: o "Mapa Social dos Municípios" e o "Mapa da Exclusão Social". Os mapas estão no portal www.sepof.pa.gov.br.

O primeiro é uma base de dados com 34 indicadores por município e por região de integração, que foi elaborado para subsidiar o planejamento das ações governamentais, com destaque ao Planejamento Territorial Participativo (PTP).

O segundo é um anexo da prestação de contas do Executivo sobre o exercício 2006 com nove indicadores que apontam os resultados qualitativos das ações de governo no conjunto do Estado.

O Mapa Social dos Municípios, que foi consolidado no último mês de maio, tem o objetivo de disponibilizar as informações sobre as desigualdades existentes entre os 143 municípios e as 12 regiões de integração do Estado para orientar a sociedade e os formuladores de políticas públicas sobre como resolver esses problemas. Além disso, o mapa quer despertar a participação popular nas ações de governo.

Os indicadores que integram o Mapa Social são baseados em diversas fontes de dados de órgãos públicos federais, estaduais e municipais que revelam informações sobre demografia, pobreza, saúde, educação, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), emprego e renda, habitação e saneamento e as potencialidades produtivas.

A gerente da Base de Dados Estatísticos, da Sepof, Giovana Pires, destaca que esse mapa traz novos indicadores ao Estado, como o "rendimento médio da população", o "rendimento da população ocupada"; a "população abaixo da linha da pobreza" e o "déficit habitacional".

Já o Mapa da Exclusão Social, foi consolidado em abril. A elaboração desse material, como anexo da prestação de contas enviada à Assembléia Legislativa e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), é uma exigência lançada no ano passado pela Lei nº 30.623/06.

Para confeccionar o mapa, a Sepof utilizou fontes de pesquisa econômicas e sociais de periodicidades diversas, sobre expectativa de vida, renda, desemprego, educação, saúde, saneamento básico, habitação, população em situação de risco nas ruas e segurança.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário