sexta-feira, 1 de junho de 2007

Os jornais e o Google News

A Google utiliza os conteúdos da imprensa, colocando-os no seu serviço noticioso sem pagar quaisquer taxas. Mas alguns jornais já se mostram indignados com esta prática.
Nos dias de hoje, a relação da imprensa com a Web enfrenta um grande dilema, que promete transformar a realidade mediática.

Por um lado, uma vez que tudo indica que no futuro a maioria dos leitores vai abandonar o papel voltando-se para o on-line, os jornais precisam de que as pessoas conheçam o conteúdo dos seus sites a partir de links em vários locais. Por outro, a ideia de que serviços como o Google News sobrevivam simplesmente através da apresentação de títulos e sinopses dos artigos colocados nas edições on-line de cada jornal não os agrada.

As empresas de comunicação social assistiram, durante algum tempo, de forma passiva a este fenómeno. Mas algo está a mudar. Será que faz sentido, em termos de negócio, continuar a permitir que o Google utilize o seu material de forma gratuita?

O Google não paga
O Sunday Herald, no mês passado, avançou que a Google estaria em negociações com a imprensa britânica, a fim de adquirir direitos para a utilização dos seus textos.

O motor de busca rapidamente desmentiu a notícia do jornal escocês. «Não pagamos para indexar conteúdo noticioso», disse um porta-voz da empresa, acrescentando que «quando os utilizadores vão ao Google News, vêm apenas os títulos, as sinopses e as miniaturas de imagens das notícias mais relevantes. Se quiserem ler o artigo, têm de aceder a um link que as encaminha para o website original».

Um serviço indispensável?
A legalidade do Google News tem sido, nos últimos tempos, questionada um pouco por todo o mundo. Porém, as instituições que se insurgem, acabam por consentir que este search engine utilize os seus conteúdos.

Note-se o que aconteceu recentemente na Bélgica. Depois de um tribunal ter concluído que este serviço viola a lei dos direitos de autor, o Google deixou, durante algum tempo, de indexar artigos de um grupo de media deste país. No entanto, há algumas semanas, voltou a colocá-los, ao que parece com permissão da própria empresa em causa.

A agência de informação France-Presse autorizou já o motor de busca a usar as notícias que divulga, tanto na Google News, como nos restantes serviços. Também a Associated Press assinou um acordo com a Google, prevendo a utilização de textos e fotografias da sua autoria em várias áreas (embora com excepção para a Google News).

Segundo a Cnet.com, 25% dos leitores de jornais on-line visitam-nos a partir de motores de busca. Ao que parece, os meios de comunicação social tem vindo a descobrir que a sua presença nos diversos serviços do Google pode, de facto, constituir uma mais-valia para o futuro.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/215312.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário