quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Acervo da biblioteca da UnB está aberto ao público

O projeto de biblioteca virtual está em fase de implantação também na Universidade de Brasília (UNB) ( clique aqui para conhecer ), que já conta com um acervo de duas mil teses defendidas por alunos da universidade desde 2006, além de periódicos e e-books. Segundo a bibliotecária Neide Aparecida Gomes, responsável pelo projeto, todo o material da biblioteca está aberto não só à comunidade acadêmica, mas a qualquer pessoa que desejar realizar uma pesquisa, como parte do "acesso livre ao conhecimento".

- Basta acessar o site da biblioteca e utilizar o material desejado. No caso do material científico, o usuário poderá ser orientado, basta entrar em contato com a gente - afirma
" Biblioteca da UnB tem um projeto destinado a deficiente visuais "

A bibliotecária conta que outros projetos, como o Virtual Sonoro, que é destinado apenas a deficientes visuais, também estão em desenvolvimento.

- Somente para este produto é necessário a realização de cadastro, em virtude do limite de utilização - explica.

Outro destaque são as 10 mil páginas de obras raras da biblioteca da UnB, que foram digitalizadas pelo Ministério da Educação. Já disponíveis na página do MEC, a coleção estará em breve nas páginas da UnB. Acervo da Capes está disponível na internet para comunidade acadêmica

Toda a comunidade acadêmica da UnB também tem direito, assim como a das demais universidades públicas, a acessar o acervo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além de um acervo com e-books, periódicos e publicações de várias áreas do conhecimento, a biblioteca virtual da Capes conta com a Coleção de Humanidades, que é constituída de 150 mil livros publicados no século XVIII.

Ao todo são 33 milhões de páginas, contendo obras das áreas de literatura, artes, história, geografia, ciências sociais, religião, filosofia e medicina. Há livros em inglês, francês, alemão e até latim. Os usuários interessados em conhecer a base de dados devem procurar as bibliotecas das universidades públicas e das instituições privadas com cursos de pós-graduação avaliados com conceito igual ou acima de 5. Mais informações no site da Capes .

Também de acesso livre na internet, há a Scientific Electronic Library Online - SciELO, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Birene). Desde 2002, o Projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca e estão disponíveis em inglês português e espanhol ( clique aqui para conhecer o site ).

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário