A imponente arquitetura da faixada é apenas um aperitivo do que se apresenta internamente. Com o maior acervo bibliográfico do Brasil, a Biblioteca Nacional é, de fato, monumental. São cerca de dez milhões de itens entre livros, manuscritos, fotografias e documentos, conservados de forma bem cuidadosa.Após cada consulta, tudo é revisado e limpo antes de voltar para as prateleiras.
A preservação deste verdadeiro museu, aliado ao processo de modernização, criou um processo de digitalização de cada item existente da biblioteca o que melhorou o acesso e gerou um número maior de consultas.
No site da Biblioteca Nacional é possível folhear publicações históricas como o cardápio do último baile do Brasil Império, partituras de músicas clássicas, pinturas de artistas consagrados, verdadeiras obras de arte. Todas acessíveis aos usuários.
Com relação a digitalização a Biblioteca Nacional está entre as oito maiores do mundo. A tecnologia deve proporcionar um crescimento ainda maior no acesso virtual e transformar os livros, cada vez mais, em peças de arte.Pela internet ou pela moda antiga, bom mesmo é praticar a leitura.
Assista à reportagem
Fonte: Canção Nova Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário