quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sempla monta biblioteca para estudos sobre Natal

Até o final deste ano o município contará com a primeira ‘‘Biblioteca Virtual do Natal’, que vai coletar, integrar e democratizar informações acerca de estudos realizados sobre Natal, priorizando temas como Políticas Públicas, Região Metropolitana e Cidades Interativas. A coordenação da biblioteca ficará ao cargo da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Sempla), através do Departamento de Estudos e Pesquisas, que junto com o Conselho Editorial da Biblioteca, e os parceiros do projeto, coletarão, selecionarão e digitalizarão o material que será inserido na biblioteca virtual.

O convênio com os parceiros para viabilizar a Biblioteca foi assinado ontem à noite, durante a abertura do I Simpósio de Ciência e Tecnologia, no Hotel Escola Barreira Roxa. Segundo a chefe Irani Santos, a assinatura do convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Centro Federal de Educação Tecnológica do RN (Cefet) e Universidade Potiguar (UnP), é o passo fundamental para colocar a biblioteca para funcionar.

Passada essa etapa, a Sempla começa a trabalhar a capacitação profissional dos envolvidos no projeto e seleção do acervo. Ainda em fase de estruturamento, a biblioteca não possui endereço eletrônico, nem tem fechado o número de obras disponíveis para pesquisa, porém, Irene comentou que só de Políticas Públicas contará com mais de 2 mil exemplares.

Fruto do Seminário de Formação de Redes Cooperativas de Pesquisa, realizado no ano passado, a Biblioteca Virtual será uma ferramenta estruturante para o desenvolvimento de pesquisas sobre a cidade do Natal, na opinião da chefe do . setor de acompanhamento e avaliação de Projetos da Sempla. ‘‘A Biblioteca disponibilizará à população, de forma acessível e prática, estudos sobre a cidade, realizados pelas instituições de ensino envolvidas. Dessa forma, servirá como um material de apoio à pesquisa, no qual serão priorizados temas que traduzirão as necessidades e demandas de uma Política Municipal de Ciência e Tecnologia para Natal, explicou ela.

Fonte: Diário de Natal


"A alma não teria arco-íris se os olhos não tivessem lágrimas"
John Vance Cheney

Nenhum comentário:

Postar um comentário