quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Dois mil periódicos já utilizam o Open Journal Systems

O sistema de gestão Open Journal Systems (OJS) já é usado por pelo menos 2.000 jornais de todo o mundo, desde a África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul. Alguns deles fazem parte de grandes projetos, como o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict - (http://seer.ibict.br ), do Brasil. Outros são projetos apoiados por bibliotecas, como o First Monday http://www.uic.edu/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/index); e muitos são publicações independentes, como o da Health and Human Rights (http://www.hhrjournal.org/index.php/hhr ).

Os jornais que utilizam o software OJS têm alta qualidade. O objetivo é tornar o conteúdo deles aberto e à disposição de todas as pessoas, em países diferentes.
Open Journal Systems

O Open Journal Systems (OJS) opera como um sistema de publicação que tem sido desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), através do seu esforço para expandir e melhorar o acesso à investigação. O sistema é um open source software disponibilizado gratuitamente aos jornais em nível mundial, com a finalidade de tornar o acesso aberto à publicação uma opção viável para mais jornais, além de aumentar o número de leitores das revistas, assim como sua contribuição para o bem público em escala global (ver PKP Publicações in http://pkp.sfu.ca/pkp_publications).

As principais características do OJS é que ele é um sistema instalado localmente e localmente controlado; os editores configuram requisitos, seções, revêem processos etc; a apresentação do conteúdo é on-line, assim como a gestão de todos os conteúdos; o módulo de subscrição oferece opções de acesso aberto; a abrangente indexação de conteúdos parte do sistema global; as ferramentas de leitura de conteúdos são escolhidas por editores.

De forma geral, o OJS auxilia em todas as fases do processo de publicação, a partir de observações da publicação on-line e da indexação. Através dos seus sistemas de gestão, ele fornece o contexto para a investigação.

Uma lista dos jornais editados com o sistema OJS está disponível em http://pkp.sfu.ca/ojs-journals .


Fonte: Ibict

Nenhum comentário:

Postar um comentário