Desde novembro, está disponível na internet o Repositório Digital Embrapa, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com o Comitê Permanente (CP) do Ainfo da empresa. O repositório apresenta os textos integrais, em meio eletrônico, dos trabalhos técnico-científicos gerados pela área de pesquisa, desenvolvimento e inovação, editados e publicados pela Embrapa. Com esse sistema, os usuários da informação agora terão maior garantia na recuperação e acesso aos textos disponíveis na Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA).
"A implantação de um repositório para a Embrapa é uma demanda antiga das bibliotecas para facilitar o acesso à produção científica da empresa pelos usuários externos", diz a supervisora da Gerência de Organização da Informação Maria Helena Kurihara, da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Ela esclarece que sempre houve uma preocupação das bibliotecas em disponibilizar os documentos em pdf nas bases de dados. "Mas, constantemente, os links eram quebrados, pois as unidades da empresa retiravam ou modificavam os endereços (URLs), além da demora ao baixar um documento pela internet", complementa.
O conteúdo abrange livros, folhetos, sistemas de produção, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, além dos artigos das revistas Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) e Cadernos de Ciência & Tecnologia. Os desenvolvedores usaram a ferramenta livre DSpace, explica o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Marcos Cezar Visoli. Esse recurso vai propiciar uma integração com outros repositórios de áreas correlatas aos temas de pesquisa da Embrapa e também com outras áreas científicas, uma vez que o software possui esta característica de interoperabilidade.
Na visão do presidente do CP Ainfo, o bibliotecário da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/ SP) Victor Paulo Marques Simão, o desenvolvimento do repositório também garantirá a permanência dos links das publicações, evitando a tão desagradável mensagem de erro página não encontrada e a conseqüente frustração dos usuários da internet. "É um passo muito importante no sentido de se oferecer à comunidade científica e geral os resultados da pesquisas desenvolvidas na Embrapa em forma de publicações e documentos", ressalta Simão.
O repositório abrange 39 comunidades, que foram organizadas por centros de pesquisa da Embrapa. Atualmente há 11 mil itens disponíveis, entre livros, artigos e outros documentos digitais, incluindo formatos de texto, imagem e som. Para Visoli, é um espaço que contribui para a preservação da memória da empresa, facilitando o acesso à informação técnico-científica e garantindo um serviço de qualidade.Acesse o Repositório Digital Embrapa.
Fonte: Embrapa Informática Agropecuária
Nenhum comentário:
Postar um comentário