sábado, 18 de abril de 2009

Site é nova ferramenta para monitorar rios e chuvas

Turma de participantes do treinamentoInformações de todo o Brasil sobre pluviometria, fluviometria, sedimentologia e assuntos correlatos podem ser obtidas no recém criado banco de dados Hidro, da Agência Nacional de Águas (ANA) (hidroweb.ana.gov.br). Essas informações poderão ser utilizadas pela Secretaria de de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e as Defesas Civis municipais e estaduais de Rondônia e Acre, após treinamento oferecido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) esta semana, no Centro Regional de Porto Velho.

Para quem depende das cheias e vazantes dos rios amazônicos essas informações são muito úteis. “É o segundo treinamento que fazemos porque o nível do rio interfere na captação da água e precisamos de dados diários”, explica Railson Correa, gerente de produção de água da Saerb. O mini-curso foi realizado por videoconferência com Brasília e ensinou aos usuários como instalar o programa e trabalhar com seus recursos.

Detalhes sobre rios, bacias e estações da ANA estão disponíveis no banco para download ou acesso pela internet. “Para fazer estudos apenas sobre uma estação ou formar um banco de dados próprio, é interessante baixar as informações”, explica Taíse Bresolin, analista do Sipam. Representante da Defesa Civil Estadual de Rondônia, Patrícia Martinez aprovou o treinamento. “É sempre bom aumentar nossos conhecimentos e incrementar os recursos que usamos no dia-a-dia da defesa”, relata.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário