Parceria entre os Ministérios da Saúde e da Cultura ajudará a preservar o processo de construção do modelo público de atenção no Brasil
A integração da saúde pública com aspectos culturais e históricos foi reforçada nesta quinta-feira (20) com o pré-lançamento do Portal da Rede Brasileira de História e Patrimônio Cultural da Saúde (Rede BraHPCS). A proposta é mobilizar instituições de saúde, bibliotecas, museus, arquivos, centros culturais e outras unidades para ampliar o acesso à informação em saúde. A iniciativa concretiza uma das metas de termo de cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Cultura e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas. O termo de cooperação, que estabelece ações em prol do patrimônio cultural da saúde, foi firmado em 2005.
A Rede BraHPCS integra a Rede Regional da Biblioteca Virtual em Saúde História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS HPCS), http://hpcs.bvsalud.org , também fundada em 2005, durante o 7º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS 7) . Atualmente a BVS HPCS regional é constituída por 12 países da América Latina e Caribe, dos quais o Brasil é o primeiro a lançar seu portal nacional, como um espaço para integrar, organizar e difundir importantes informações sobre história, cultura e saúde.
O objetivo da rede é divulgar a trajetória das políticas públicas, personalidades, documentos, fatos e serviços de saúde, o que permite destacar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora do Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura), Márcia Rollemberg, diz que a rede é um importante instrumento de mobilização para ampliar as parcerias em torno das causas do setor saúde, ao socializar um patrimônio que precisa ser preservado e que integra a memória nacional.
ESPAÇO VIRTUAL - A diretora cita ainda como exemplo dessa filosofia a mostra Memória da Loucura, do Centro Cultural da Saúde, criado em 2000 pelo Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. A exposição relata os caminhos da Psiquiatria há mais de 150 anos e já circulou por mais de 14 cidades brasileiras. O coordenador do Memorial Professor Juliano Moreira, Estenio Iriart El-Bainy, espera que o portal atraia iniciativas relacionadas ao propósito da rede. ”Esse espaço virtual deve incentivar o aparecimento de experiências interessantes pelo País. É interessante que aponte, principalmente, as realizadas em pequenos municípios”, destaca.
A coordenadora de projetos do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas), Claudia Guzzo, explica que a entidade foi uma das pioneiras na formação da Rede Regional da Biblioteca Virtual em Saúde História e Patrimônio Cultural da Saúde. Segundo ela, a Bireme tem apoiado os países da região na conformação das redes nacionais e no fornecimento de metodologias e tecnologias para a construção de portais e fontes de informação.
Para o vice-diretor do Museu de Imagens do Inconsciente, Eurípedes Júnior, o portal vai abrir um canal de comunicação com detentores de acervos ou coleções na área de saúde que possam enriquecer e desenvolver a rede. “Uma das formas mais eficientes para preservar o patrimônio é a apropriação pela sociedade. A inserção de informações na internet vai proporcionar a interface desse conjunto cultural com a população”, sustenta.
PARCERIAS - Entre as instituições de cooperação, destacam-se: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura), Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Academia Nacional de Medicina (ANM), Arquivo Nacional, Museu de Imagens do Inconsciente/Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS-RJ), Memorial Professor Juliano Moreira/ Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas).
No portal, a Galeria dos Ministros da Saúde reúne, em ordem cronológica, a relação dos titulares desde a inauguração do ministério, em 1953. A previsão é que seja ampliada, mostrando outras personalidades que tiveram papel de destaque na saúde pública brasileira. A seção Circuito Cultural traz entidades ligadas à cultura e saúde que mantêm museus, mostras e exposições abertas à visitação. Além de outros serviços, também é possível acessar fontes de informações como bases de dados e coleções de textos completos e bibliotecas virtuais em saúde, que trazem o acervo de bibliotecas físicas para o meio digital. O endereço eletrônico é:
www.redebrahpcs.saude.gov.br . O lançamento oficial do portal está previsto para novembro, durante a realização do III Fórum de Informação de Saúde, em Brasília.
Fonte: Ministério da Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário