sábado, 21 de novembro de 2009

Microsoft lança Pivot, um sistema que pretende revolucionar a experiência web


O aplicativo pretende mostrar a web como uma rede de informações, e não como páginas isoladas

Por Jacqueline Lafloufa

A Microsoft Live Labs apresentou nesta semana na Conferência de Desenvolvedores Profissionais (PDC 2009) uma nova tecnologia de busca chamada Pivot, que pretende revolucionar o jeito como lidamos com as informações na web.

O Pivot cria um novo conceito de busca, com o objetivo de tornar mais intuitiva a forma de se lidar com a informação. A intenção é combinar a busca, a navegação e as recomendações para criar uma experiência web mais unificada e em rede, ao invés da exibição de páginas web isoladas, ressaltou o site ZD Net.

A principal característica do Pivot é o uso de coleções, que combinam diversos itens em grandes grupos por similaridade, assim fica visualmente mais fácil perceber a relação entre as informações, até mesmo de padrões que não são facilmente percebidos.

O aplicativo tem uma estrutura baseada em tecnologias web já existentes, usando um cliente .NET com coleções do Seadragon e do DeepZoom, e funcionará em computadores com Windows Vista ou Windows 7 e Internet Explorer 8, de acordo com o site Read Write Web.

Esta semana, o Google também anunciou um aprimoramento parecido em seu buscador, o Swirl. Restrito à busca de imagens, o Swirl apresenta os resultados de forma graficamente hierárquica, ligando imagens com temas ou palavras-chave em comum.

A princípio, o Pivot estará disponível apenas para alguns convidados, em uma visualização técnica limitada. Mais informações podem ser obtidas no site do Microsoft Pivot pelo atalho getpivot.com.

Fonte: Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário