segunda-feira, 10 de maio de 2010

COC/FIOCRUZ lança novo portal e promove Ambientes Aprendizes e Informados



A Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade técnico-cientifica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), vinculada ao Ministério da Saúde (MS) do Brasil e dedicada à área de História, Patrimônio Cultural da Saúde, ampliou o canal de interação com seus públicos ao lançar em 19 de abril de 2010 seu novo portal, reunindo informação, produtos e serviços sobre suas áreas de atuação. Além da área institucional, que apresenta toda a unidade, quatro áreas temáticas expressam as atividades da Casa: pesquisa, educação, informação e divulgação científica e patrimônio cultural.

O portal contempla diversas funcionalidades que promovem a interação, a comunicação e o aprendizado em rede, como blogs, comunidades virtuais, newsletter, entre outras. Conforme as diretrizes do Governo Federal para promoção da acessibilidade foram seguidas e implementadas as recomendações do W3C incorporando recursos que facilitam o acesso por pessoas com necessidades especiais auditivas, visuais ou motoras. Por meio da plataforma de software livre Joomla, a alimentação de conteúdo é resultado do trabalho cooperativo em rede, compartilhado por um comitê de editores que representam todas as áreas de atuação da instituição. O design das páginas é inspirado no campus de Manguinhos, sede da FIOCRUZ com imagens, cores e formas que constituem a rica arquitetura do Castelo da FIOCRUZ. A equipe do portal COC é multidisciplinar, envolvendo as áreas da ciência da informação, comunicação, design e tecnologia da informação.

O lançamento do portal expressa a consolidação da área de gestão da informação na COC, desenvolvida ao longo dos últimos 12 anos em consonância com o modelo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), de trabalho cooperativo em rede. Neste sentido, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), instituição que coordena a cooperação para o desenvolvimento da BVS, teve participação determinante nas inovações incorporadas no novo portal da COC. Dentre elas, destaca-se a busca integrada em todas as bases de dados da COC e da BVS, além de buscar também nos conteúdos disponibilizados no próprio portal. A integração das diferentes fontes de informação foi possível pelo uso da ferramenta de busca iAHx desenvolvida pela BIREME. Com esta aplicação o portal integra mais de 30 bases de dados desenvolvidas pela Casa de Oswaldo Cruz, que reúnem documentos bibliográficos, arquivísticos, multimídias, diretórios de instituições e eventos, textos completos, entre outros.

Outra novidade foi a integração dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) na plataforma do portal da COC baseado no Joomla, permitindo que tanto a alimentação quanto a publicação do conteúdo sejam indexados pelos conceitos do DeCS e, portanto compatível e interoperável com a rede de conteúdos da BVS. O portal da COC conta ainda com o Localizador de Informação em Saúde (LIS) customizado para indicar aos usuários sites relacionados aos temas de interesse da instituição. Neste sentido, a BIREME realizará em um treinamento com profissionais da COC sobre as boas práticas no uso das funcionalidades que farão parte da alimentação constante do portal.

Dada a interoperabilidade entre os sistemas de informação da BVS e da COC, a partir do portal é possível recuperar as fontes de informação da BVS, em especial do segmento temático regional História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS HPCS), coordenado pela COC. Outras fontes de informação de referência em saúde e das redes associadas à BVS, como SciELO, LILACS, MEDLINE entre outras, também estão integradas ao novo portal.

Também integra o portal da COC o espaço específico de gestão dos Arquivos da COC, fonte de informação que estrutura a descrição arquivística e disponibilização de conteúdos informacionais dos acervos da COC. A ferramenta foi desenvolvida com base na ICA-AToM, solução Web open-source para gerenciamento de arquivos baseada na metodologia e nos procedimentos preconizados pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). A aplicação foi implementada por meio de cooperação com a BIREME que customizou o ICA-AtoM para suprir as necessidades específicas da COC na gestão arquivística, além de desenvolver melhorias para facilitar as atividades dos usuários, posteriormente incorporadas pela comunidade de desenvolvedores ICA-AToM.

Continuação >>>

Fonte: Newsletter BVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário