quinta-feira, 6 de maio de 2010

Internet Archive digitaliza 1 milhão de livros para deficientes visuais

Os livros adaptados para o formato Daisy, que permite que software e dispositivos convertam texto para som, estão disponíveis a partir de hoje pela internet

Claudia Tozetto, iG São Paulo

O Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos de São Francisco (EUA), contratou centenas de pessoas, segundo o site de notícias do Yahoo, para escanear livros e adaptá-los para o formato Daisy, específico para deficientes visuais. O Internet Archive disponibiliza 1 milhão de livros adaptados a partir de hoje (6) por meio de sua base de dados na internet.

Segundo Brewster Kahle, fundador do Internet Archive, a organização também recebe doações de livros em qualquer língua para que, após serem digitalizados e adaptados, integrem o acervo para deficientes visuais.

Os livros podem ser baixados de graça através do Internet Archive, pois o serviço é custeado por doações de empresas, livrarias e do governo dos EUA. Romances e livros educacionais estão entre os livros que compõem o acervo. “Dar acesso às grandes bibliotecas para os deficientes visuais é um dos benefícios da revolução digital”, diz Kahle.

Com o novo serviço, deficientes visuais poderão baixar livros digitais para serem lidos no computador com a ajuda de software ou dispositivos que convertem texto em som. De acordo com a Federação de Cegos dos Estados Unidos, atualmente, só 5% dos livros publicados estão disponíveis na internet em formato específico para deficientes visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário