segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Portal médico oferece prontuário eletrônico

Projeto, desenvolvido no Centro de Incubação de Empresas Tecnológicas da USP, oferece banco de dados de medicamentos e ferramentas de análise automática de interações para profissionais

Um dos problemas enfrentados pelos médicos é a prescrição de medicamentos. Estima-se que existam atualmente cerca de 11 mil apresentações de produtos no mercado.

Diante de tamanha oferta, torna-se difícil lembrar nomes de produtos, suas apresentações e complicações. Para auxiliar os médicos na prescrição de medicamentos, um grupo de profissionais formados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um portal de serviços médicos, o Portal Saúde Direta.

O Portal Saúde Direta – de uso livre e gratuito para os médicos – conta com um prontuário eletrônico de pacientes. Nele, encontram-se ferramentas prescricionais, banco de dados de medicamentos, análise automática de interações medicamentosas e impressão de receitas, entre outros serviços.

Se o médico prescrever um medicamento para um paciente idoso, por exemplo, e esse estiver usando vários medicamentos ao mesmo tempo, é possível detectar imediatamente qualquer interação entre as 155 mil possíveis que estão no banco de dados disponível.

O projeto é desenvolvido no Centro de Incubação de Empresas Tecnológicas da USP e surgiu a partir da criação da ONG Saúde Direta, em 2003.

Mais informações: www.saudedireta.com.br/site

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário