segunda-feira, 27 de setembro de 2010

British Library disponibiliza on-line parte da sua coleção de manuscritos gregos


A British Library anunciou hoje que vai disponibilizar na Internet mais de um quarto dos mil volumes da coleção de manuscritos gregos, o que vai facilitar o trabalho de historiadores, investigadores e estudantes. Os volumes em causa estarão acessíveis de forma gratuita.

Entre os documentos em causa, detalha a Associated Press, conta-se a famosa coleção de fábulas de Esopo descoberta no Monte Athos em 1844. Esta, tal como a restante coleção, estava há muito acessível aos estudiosos que se deslocam às salas de leitura da British Library, mas, como sublinhou o curador Scot McKendrick, a partir de agora fica acessível a todo o mundo.
McKendrick acrescentou que Londres é um lugar muito caro para passar semanas ou meses a estudar textos em documentos pequenos e muito apagados, entre centenas de páginas de pergaminho. A grande vantagem de procurar os textos online é, sublinhou, “a possibilidade de fazê-lo a partir da secretária de cada um, em qualquer altura e gratuitamente”.

Apesar de milhões de livros já terem sido disponibilizados na web nos últimos anos, nomeadamente através do programa da Google Books, os textos antigos demoraram muito mais a sair dos arquivos. São documentos que não envolvem questões legais de direitos de autor, ao contrário de obras contemporâneas, mas a fragilidade torna-os difíceis de manusear.

A biblioteca já colocou grande parte da sua colecção online: desde os jornais do séc. XIX até às principais “jóias” - os Evangelhos de Lindisfarne, uma seleção dos desenhos de Leonardo Da Vinci e o "Codex Sinaiticus", a cópia mais antiga da Bíblia cristã.

O projeto de divulgação dos manuscritos gregos da biblioteca foi criado pela Fundação Stavros Niarchos, que financia iniciativas da arte e da cultura relacionadas com a Grécia. Em 2012, serão postos online mais 250 documentos da colecção.

Fonte: Público
 
British Library Digitised Manuscripts - http://www.bl.uk/manuscripts/

Nenhum comentário:

Postar um comentário