sábado, 9 de outubro de 2010

Árabes discutem proposta para criar biblioteca digital


Uma maior cooperação entre os Estados árabes é necessária para que a região superare seus desafios de informação, os membros de 21 países árabes, reunidos para a abertura oficial da União Árabe de Bibliotecas e Informação, discutiram o assunto nesta quinta-feira.

A conferência deste ano, teve como tema, "A biblioteca digital árabes, Arabietna: a necessidade, a oportunidades e desafios", operando sob o patrocínio do primeiro-ministro Saad Hariri, foi dedicada ao tema da digitalização de textos em árabe e coleções da biblioteca árabe.

O mundo árabe é muitas vezes criticado por ficar para trás em termos de educação, e por ter um alcance proporcionalmente reduzido de bibliotecas e estabelecimentos de ensino superior. Mas depois de um início lento, a revolução da digitalização decolou nos últimos cinco anos, prometendo aumentar exponencialmente o acesso das pessoas à informação.

"Na idade moderna, as bibliotecas digitais tornaram-se uma necessidade para qualquer sociedade que aspira colocar disponível seu conhecimento" disse o ministro da Cultura, Salim wardeh. "Mas tais iniciativas estão se espalhando de forma tímida em alguns países árabes".

"Sociedade árabe se defronta com este desafio e deve fazer valer o seu direito de receber informações e conhecimento, especialmente com a sociedade árabe tem contribuído, historicamente em grande parte da civilização humana", disse.

Enquanto a União Árabe de Bibliotecas está aguardando para finalmente digitalizar todo o material nas bibliotecas árabes, a prioridade que o presente tem sido atribuído a textos do Corão e textos antigos que são únicas na região, e até agora têm sido difíceis de obter.

Embora o grau de digitalização não é conhecido, está crescendo com a biblioteca de Alexandria, famosa na liderança e na quantidade de material disponibilizado.

Estando um pouco atrás dos líderes regionais em relação ao acesso a informação, o Líbano também está começando a se recuperar. Em agosto foi escolhido como o destinatário de uma subvenção da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Instituições, que é financiado pelo bilionário da Microsoft, Bill Gates.

"Tudo certo até agora acerca da digitalização", disse Hisham Azmi, vice-presidente da União Árabe de Bibliotecas. "Isto é o futuro, este trabalho tem potencial de conceder um acesso sem precedentes a um conjunto gigantesco de forma significativa aos estudiosos e acadêmicos".

"Além disso, também permitirá que as pessoas comuns para acessar este tipo de informação pela primeira vez, mas o processo é lento e vai levar tempo. Fatores como acesso à Internet a todos, é claro, também desempenham um papel ", disse.

Um plano regional abrangente para a digitalização deve ser aprovada, informaram os organizadores do evento.
Esta disseminação da informação, no entanto, devem ser tomadas tendo em conta o respeito às leis de direitos autorais e proteção da propriedade artística e intelectual, Wardeh disse.

"Apesar da grande evolução que ocorreu, há ainda muitos desafios precisam ser superados", disse ele. "O problema central é manter a fórmula do direito à cultura, o direito à informação, mas equilibrando-a com os direitos do autor."

Tradução livre de The Daily Star - Arabs discuss bid to create digital library

Nenhum comentário:

Postar um comentário