segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O teatro é virtual

Projeto de resgate do Nute, grupo teatral que atuou em Blumenau, disponibiliza acervo na internet É possível voltar a viver o teatro dos anos 1980 e 1990 em Blumenau. Pelo menos na internet. Está no ar a Nutrindo, biblioteca virtual do Nute - Núcleo de Teatro e Escola, que funcionava nas dependências do Carlos Gomes, e fomentou as artes cênicas da cidade. O endereço eletrônico ( http://www.nute.com.br/ ) é derivado do projeto Nute para Todos, que recebeu verbas da Lei de Incentivo a Cultura, do Ministério da Cultura (Lei Rouanet).

A biblioteca virtual reúne um acervo com mais de 3 mil documentos catálogados, resgatados através da pesquisa. Aberta para consulta pública, a pesquisa online permite encontrar desde materiais do dia a dia, como fichas de inscrição para festivais, currículos, pedidos de patrocínio, até documentos relacionados ao conteúdo das peças produzidos pelo grupo, entre eles, roteiros de espetáculos, fotografias no palco e recortes de jornais com a divulgação das peças. Também é possível fazer o download do material.

Para quem fez parte ou apenas conheceu o trabalho desenvolvido pelo núcleo, a biblioteca servirá como um ambiente de recordações. Estão ali registrados nomes e fotos. No entanto, para quem não viveu o período, o acervo também servirá de fonte de pesquisa.

– O público alvo do Nutrindo são as pessoas interessadas em teatro, pessoas que gostam de teatro. Nesse sentido ele está direcionado tanto a quem assiste, quanto a quem realiza e a quem pesquisa essa arte. Espectadores, profissionais do teatro, pesquisadores – explica o pesquisador Édio Raniere.

Além da biblioteca virtual, o projeto Nute Para Todos também produziu, no ano passado, uma edição do Jogos de Teatro - Texto, Interpretação e Técnica em Artes Cênicas (Jote-Titac) e, com o acervo virtual e uma série de entrevistas feitas com artistas que foram integrantes do núcleo, está em produção um livro com o resgate da história do grupo.

Segundo Raniere, a narrativa do livro descreve a montagem de um espetáculo sobre a história do próprio Nute. Tanto o Prólogo quanto o capítulo Segundo Ensaio já podem ser acessados no site nuteparatodos.wordpress.com e esperam a interação do público. Ao final da produção – feita com várias contribuições – o material será publicado, em formato impresso, ainda sem data definida.

Fonte: Jornal de Santa Catarina - Wania Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário