quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cinco etapas para realizar uma boa pesquisa escolar (5)


5. Socializar os trabalhos

Os resultados das investigações feitas pelos alunos devem ser mostrados aos colegas, a outras turmas da escola ou mesmo à comunidade. "No mundo real, as descobertas decorrentes de uma pesquisa são divulgadas em publicações especializadas e para plateias interessadas, possibilitando que o conhecimento circule. Cabe à escola organizar situações semelhantes", afirma Jorge Santos Martins. A organização de debates, palestras, seminários e feiras de Ciências abertas à comunidade, além da produção de murais informativos no pátio, livros, textos e outros documentos são algumas opções (leia o exemplo de uma pesquisa em História no quadro abaixo). Não se esqueça de que qualquer uma delas deve ser proposta após o oferecimento de modelos e ser desenvolvida com orientação direta. Nas situações de apresentação oral, o aluno se porta como um especialista que explica e tira possíveis dúvidas dos ouvintes.

Quando toda a sala pesquisa uma única questão, é possível propor, por exemplo, um debate final dividindo os estudantes em dois grupos que devem discutir pontos polêmicos, se for o caso. Cheque as aprendizagens, perceba pontos que necessitam ser retomados, corrija possíveis erros conceituais e amarre as informações. Lembre: o professor é você. Se a turma foi convidada a investigar diferentes aspectos dentro de um mesmo tema, a socialização das descobertas se torna ainda mais importante. Os estudantes se informam com os colegas em apresentações orais ou por meio de resumos e aprendem com as intervenções que você propõe durante a aula. É essencial fazer uma sistematização de tudo o que foi trazido. Num novo texto, uma espécie de resumo coletivo, eles explicam o que foi aprendido. Assim, você avalia os avanços e verifica o que falta retomar.

Da Educação Infantil ao 2º ano

Uma maneira de fazer o conhecimento circular é preparar minisseminários para os pais com textos e desenhos das crianças. Ao ensinar os adultos, elas se sentem verdadeiros especialistas no assunto.

Do 3º ao 5º ano

Produzir cartazes e pôsteres para ser colocados no pátio da escola com as respostas a diferentes perguntas surgidas durante a pesquisa está entre as estratégias adequadas para essa faixa etária. A turma pode ser dividida em grupos para explicar com mais detalhes o que foi descoberto.

Do 6º ao 9º ano

O ideal é desafiar os alunos a produzir seminários e debates com a participação de toda a escola. Os grupos podem defender os trabalhos para uma "banca" ou criar experimentos e situações para explicar o caminho trilhado até chegar às conclusões em uma feira de Ciências.

O passado da cidade, agora documentado
Professora Silmara Aparecida Franco
EM João Severino Sales, Ibaiti, PR
Disciplina História
4ª série

- Pergunta "Qual a história de Campinho?" Durante os estudos sobre a história local, constatou-se a falta de dados consistentes sobre o distrito onde fica a escola.

- Busca A turma pesquisou documentos oficiais e posteriormente realizou uma série de visitas aos moradores mais antigos.

- Interpretação Os alunos cruzaram as informações vindas de documentos oficiais com as obtidas por meio das entrevistas.

- Escrita Após cada conversa, os alunos elaboravam um relatório individual.

- Socialização Os relatórios, assim como todas as informações tiradas dos documentos e entrevistas, eram compartilhados com os colegas. Para finalizar o trabalho, os estudantes montaram um minimuseu sobre o passado de Campinho, aberto à comunidade. Por fim, os alunos criaram o primeiro documento histórico do distrito, com todas as formalidades exigidas, que se tornou um dos referenciais para o estudo de História local na escola.

Quer saber mais?

CONTATOS

Bernadete Campello
Jorge Santos Martins
Pedro Demo

BIBLIOGRAFIA

Como Orientar a Pesquisa Escolar - Estratégias para o Processo de Aprendizagem, Bernadete Campello (coord.), 238 págs., Ed. Autêntica, tel. 0800-283-1322, 39 reais

Como Usar a Biblioteca na Escola - Um Programa de Atividades para o Ensino Fundamental, Bernadete Campello (coord.), 304 págs., Ed. Autêntica, 41 reais

Educar pela Pesquisa, Pedro Demo, 156 págs., Ed. Autores Associados, tel. (19) 3249-2800, 27 reais

Pesquisa na Escola - O Que É, Como Se Faz, Marcos Bagno, 102 págs., Ed. Loyola, tel. (11) 2914-1922, 9,80 reais

Trabalho com Projetos de Pesquisa: do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, Jorge Santos Martins, 144 págs., Ed. Papirus, tel. (19) 3272-4500, 34,90 reais

FILMOGRAFIA

Coleção Educação pela Pesquisa, Atta Mídia e Educação, tel. (11) 3675-6690, 220 reais

Fonte: Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário