terça-feira, 26 de abril de 2011

Universia Brasil e Unicamp lançam portal com conteúdos educacionais gratuitos


Conteúdo sem custo e prontos para download. Interessados podem baixar disciplinas originárias dos cursos da graduação da Universidade

A Universia Brasil e a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) lançaram nesta segunda-feira (25) o Open CourseWare Unicamp. Trata-se de um portal desenvolvido para hospedar conteúdos educacionais e digitais originários de cursos de graduação da Universidade. Por meio do site http://www.ocw.unicamp.br/ / interessados ao redor do mundo podem baixar conteúdos gratuitamente.

Com 12 disciplinas disponíveis e liberadas para uso do público, o objetivo do Portal é oferecer conteúdos como apostilas, textos, fotos, vídeos, animações, entre outros materiais para uso gratuito da sociedade. Além disso, o Portal também terá função de aproximar o público da produção técnico-científica da Unicamp, uma vez que haverá publicações das disciplinas.

Para o diretor-geral da Universia Brasil, Ricardo Fasti, que acompanhou o lançamento oficial do Portal, trata-se de uma iniciativa inovadora, e a inovação é uma das características da Unicamp. “Essa ferramenta certamente mexerá com uma série de situações, inclusive com métodos pedagógicos. O desafio que fica aos professores é fazer com que os conteúdos de suas aulas também possam ser aprendidos a distância”, afirmou.

Desenvolvida a partir de um acordo firmado com a Universia Brasil há cerca de dois anos, a Unicamp é a primeira universidade pública brasileira a utilizar o Open Course Ware. “Muitos docentes já manifestaram o desejo de publicar conteúdos didáticos no portal. Nossa tarefa foi desenvolver uma plataforma com recursos de edição, respeitando o direito autoral”, explicou o titular da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, Marcelo Knobel.

Idealizado pela PRG e GGTE (Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais), o Portal vai funcionar como vitrine do que é produzido na Universidade. “Nossos docentes vão disponibilizar conteúdos de boa qualidade, que estarão disponíveis para download no mundo inteiro”, explicou o coordenador do GGTE, professor José Armando Valente.

O acesso aos dados do Portal é livre, sem custo para o internauta e sem necessidade de inscrição, mas é conveniente que o interessado esteja de acordo com os Termos de Uso da plataforma. Segundo Valente, o GGTE confere junto ao professor se os direitos autorais relativos aos conteúdos da aula foram observados, a fim de eliminar qualquer dúvida.

Vale ressaltar que a plataforma não oferece assistência dos autores para tirar dúvidas, assim como não emite certificados ou diplomas. Alguns materiais disponíveis podem não apresentar o amplo conteúdo das disciplinas também.

A ferramenta do OpenCourseWare Unicamp segue uma tendência mundial e amplia a relação entre universidade e sociedade, da mesma maneira como acontece na MIT – Massachusetts Institute of Technology. Interessados em conhecer a plataforma devem acessar o site http://www.ocw.unicamp.br/ .

Sobre o Universia

Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.176 instituições de ensino superior, em 23 países da Ibero-América, congregando 72% do público universitário, com 13.5 milhões de alunos e professores. Tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Rede está presente. Universia desenvolve suas atividades impulsionando ações dentro e fora do espaço virtual e trabalha em quatro linhas estratégicas:

Emprego: Estágios, emprego e desenvolvimento profissional
Formação: Informação para a aprendizagem e apoio a formação continuada
Observatório: Observatório do futuro da ciência e da educação superior
Redes Sociais: Comunidades para o lazer e o tempo livre universitário

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário