domingo, 21 de agosto de 2011

Universitários reescrevem textos das bulas de remédios



Manual produzido por alunos da Universidade de Brasília pode ser acessado pela internet. Objetivo é ajudar na compreensão dos pacientes

Guilherme Portanova / Jornal Hoje

Um grupo de alunos da Universidade de Brasília fez um manual sobre medicamentos que pode ser consultado pela internet. Mais de 160 bulas já foram traduzidas. A ideia é facilitar a vida dos pacientes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, anteriormente, que os laboratórios também deveriam fazer bulas mais simples. Quase 400 estão prontas e podem ser consultadas no site da Agência.

Alguns termos foram simplificados como, por exemplo, "posologia", que se transformou em "como devo usar este medicamento". “O objetivo é fazer com que o paciente, a partir do momento que entenda a bula, possa retratar para o seu médico os sintomas e os sinais e ajudar também no próprio tratamento dele, tomando os medicamentos de forma correta”, explica Patrícia Medeiros, professora de Farmacologia da Universidade de Brasília. Os pacientes de cardiologia do Hospital Universitário de Brasília já levam para casa as bulas traduzidas.

Dica da Tatiana Nahas - Ciência na Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário