sábado, 3 de setembro de 2011

EduBrazuca: nasce uma nova plataforma de conhecimento

Site, desenvolvido pelo SIATE, terá como objetivo democratizar a educação, facilitando o acesso às informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições em todo o Brasil. Lançamento acontece no dia 20 de setembro, em Brasília.

Não é de hoje que milhões de pessoas no mundo usam as mídias digitais para se comunicar e também para estabelecer relações interpessoais. Twitter, Orkut e Facebook surgiram para estreitar laços, diminuir a distância geográfica e deixar o mundo mais conectado. Mas que tal começar a usar essas ferramentas para aprimorar ou adquirir conhecimentos? Esta é a proposta do EduBrazuca, um site para quem busca mais conhecimentos.

O esboço do projeto surgiu há três anos, tempo que levou para ser aprimorado e, finalmente, lançado à sociedade. O nome EduBrazuca foi definido com o objetivo de associá-lo a educação do Brasil, alinhado com a meta de torná-lo a maior referência para busca de informações sobre cursos e instituições, além da disponibilização de ferramentas educacionais baseadas na internet.

Todo o conceito da nova plataforma de conhecimento foi desenvolvido pelo Sistema Internacional Aberto de Tecnologia Educacional (SIATE). “A principal meta do sítio é funcionar como um canal de busca especializada para cursos e conteúdos de todas as modalidades e níveis, formação de rede social para contatos educacionais e compartilhamento de conhecimento”, esclarece o vice-presidente do SIATE, Júlio Cesar Castro Ferreira.

O projeto EduBrazuca foi criado para suprir algumas carências de mercado, identificadas por seus idealizadores, por intermédio de uma ampla experiência no mercado de internet e e-learning. Ferreira ainda destaca que qualquer pessoa que busque qualificação profissional poderá usufruir dos benefícios oferecidos pela mídia social. “O canal funcionará como um sistema de busca especializada para cursos de todas as modalidades e níveis. Nele, as pessoas poderão encontrar tudo o que precisam saber sobre o curso superior que pretendem cursar”, acrescenta o vice-presidente.

Além de realizar buscas rápidas ou detalhadas sobre mais de 100 mil cursos em todos os níveis e áreas, no EduBrazuca também será possível comparar as instituições por notas atualizadas do Ministério da Educação (MEC) e dos usuários do site e descobrir o que andam dizendo sobre elas nas redes sociais. O portal tem como objetivo ser uma grande comunidade de compartilhamento de conhecimento e conteúdo. E por isso, já no lançamento do site, será possível inscrever-se em diversos cursos online que estarão disponíveis para os internautas. A expectativa dos organizadores é atingir 10 milhões de usuários em seis meses.

O site ainda oferece a possibilidade de achar e estabelecer contatos com outros usuários que apresentem interesse em comum; criar comunidades para compartilhamento de conteúdos e conhecimentos; e criação do próprio curso com possibilidade de monetização.

O público-alvo do EduBrazuca é bem amplo, pois abrange todos que são usuários de internet e que ainda buscam se qualificar com cursos. Além de ser um site, a ferramenta também tem várias características de uma rede social focada para contatos educacionais.

Diferenciais -
O site EduBrazuca será a primeira rede social genuinamente brasileira, cujo foco são as relações educacionais. Será o único a dispor de uma base de dados sem precedentes, com informações atualizadas sobre as instituições e seus cursos.

“Em breve, também lançaremos o primeiro software Learning Management System (LMS) em cloud computing no mundo. O armazenamento de dados será feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. As pessoas só precisarão de um computador conectado a internet para utilizar o software”, explica Ferreira.

Com o intuito de democratizar, ainda mais, o acesso à educação, o site também adotará a bandeira dos conteúdos abertos. Muito utilizado em todo o mundo, os “Recursos Educacionais Abertos” (REA), onde tudo é compartilhado livremente e pode ser modificado de acordo com as necessidades dos docentes ou alunos.

Lançamento – A apresentação oficial do EduBrazuca à sociedade acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 19h30 no Naoum Plaza Hotel. Além do Gustavo Kuerten (Guga), ex-jogador de tênis e garoto-propaganda do site, o coquetel de lançamento contará com a presença do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Deputados federais, secretários de Estado, senadores, diretores de associações e demais personalidades envolvidas com a Educação também serão convidados.

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário