segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Biblioteca Nacional de Israel coloca coleção on-line



Novo site dá acesso do público à enorme quantidade de livros, periódicos, mapas, fotos e seleções musicais.


Por Ido Blass / Haaretz
Título original: Israel's National Library puts collection online
Tradução livre


A Biblioteca Nacional de Israel acaba de lançar um site que dá ao público acesso a uma coleção enorme de materiais, incluindo livros, periódicos, mapas, fotos e seleções musicais da coleção da biblioteca. O site, que levou dois anos para se desenvolver, é o mais completo site de conteúdo baseado em Israel. Ele pode ser acessado em: www.nli.org.il.


"Havia uma necessidade, uma necessidade premente de organização, para criar a infra-estrutura adequada para todo o conteúdo a biblioteca oferece", disse Orly Simon, que dirige a divisão de serviços públicos na biblioteca, situada no campus Givat Ram da Universidade Hebraica de Jerusalém. "No passado, quando queria pesquisar alguma coisa, você precisava conhecer o projeto específico [onde poderia ser encontrado] e ir pesquisar lá. Agora nosso objetivo é colocar todo o material em um lugar, em uma biblioteca digital."


A tradução rara em búlgaro de "Tevye o Leiteiro", de Sholem Aleichem, doado para a Biblioteca Nacional, no mês passado.
Foto por: Tomer Appelbaum


O website é dividido em um número de seções de conteúdo. Um coleções e arquivos apresentando fornece acesso aos arquivos pessoais de ex-dirigentes, bem como figuras públicas, como o escritor S. Y. Agnon e o filósofo Martin Buber, bem como conteúdos especiais desenvolvidos pela biblioteca. Há também uma seção de catálogo que dá ao público acesso às bases de dados e bibliotecas de todo o mundo.


Centenas de milhares de itens das áreas da biblioteca central - Israel, judaísmo e islamismo - têm sido digitalizadas e estão disponíveis no site. Há também dezenas de milhares de horas de músicas gravadas que os usuários da Internet podem acessar, incluindo canções raras e música hebraica cantorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário