terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Site Memória da Imprensa, do Arquivo Público de SP, é relançado com novas seções



O Arquivo Público do Estado de São Paulo relançou, com novo layout, o site Memória da Imprensa. O endereço disponibiliza, digitalizados, jornais e revistas dos séculos 19 e 20, abordando diversos assuntos da época. Com atualização a cada três meses, o site é dividido em seis seções: "Nacional", "Local", 'Cultura", "Esportes", "Gastronomia"e "Moda".

"A ideia é mostrar notícias de jornais e revistas desde o século 19 e, dessa maneira, despertar o interesse da população por este acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo", explica Carlos Bacellar, coordenador da instituição. Entre os títulos publicados, estão exemplares dos jornais Farol Paulistano (1829), Correio Paulistano (1867), Jornal das Senhoras (1952) e das revistas Vida Paulista (1903), Moderna (1898), O Pharol (1908), Palco Ilustrado (1908) e Capital Paulista (1900), entre outros.

Um dos destaques desta edição, a área "Nacional" traz a repercussão pública do decreto da abolição da escravatura, em 1888. Já "Esportes" mostra as competições de "foot-ball" e "cyclismo" nos clubes Espéria e Paulistano, em 1903. Outra novidade do endereço é a seção "Colaborações", no qual serão publicados artigos sobre a história da imprensa no Brasil, escritos por convidados.


Arquivo Histórico de SP cria portal na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário