domingo, 22 de janeiro de 2012

Patrimônio: Viagem panorâmica pelo patrimônio nacional



Com os recursos oferecidos pela tecnologia digital e pela internet, dois historiadores e uma fotógrafa lançaram um projeto ambicioso: criar um site para documentar o patrimônio histórico, arqueológico, arquitetônico, paisagístico, artístico, turístico e ambiental brasileiro em 360 graus.


A ideia é registrar os sítios em imagens panorâmicas. A fotografia em 360 x 180 graus permite ao internauta fazer uma visita ao local e navegar pela tela do computador tendo a visão, para cima e para os lados, do ângulo que teria caso estivesse realmente lá.


A exemplo de outros sites estrangeiros que já oferecem imagens desse tipo, Rafael e Marília Vasconcellos e Mirza Pellicciotta, decidiram investir na divulgação do patrimônio nacional. O site já conta com vistas panorâmicas de locais como o Parque Nacional das Sete Cidades e da Serra da Capivara (Piauí), o Mosteiro de São Bento (Salvador), a praça de São Francisco (Sergipe), o edifício Martinelli (São Paulo) e casa-grande e a tulha de uma fazenda em Campinas. Todos são tombados, seja no âmbito mundial, nacional, estadual ou municipal. As imagens podem ser acessadas em www.hzoom.com.br e são acompanhadas de textos explicativos.


Fonte: Grazilla Beting - História Viva (Transcrito da edição n. 100)

Nenhum comentário:

Postar um comentário