segunda-feira, 9 de abril de 2012

Biblioteca Pública de Nova Iorque inicia mega projeto de digitalização

The Huffington Post | Por Âmbar Genuske
Título original: New York Public Library's Massive Digitization Project Begins
Tradução livre


Imagine ser capaz de percorrer o mapa de Henry David Thoreau desenhado à mão em Walden Pond. Com o projeto recém lançado de digitalização pela New York Public Library (NYPL), qualquer pessoa será capaz de experimentar esta parte da história, e muito mais. O projeto digitalização da biblioteca  recebeu US$ 1 milhão de investimento em seus primeiros documentos da história americana, que tem previsão para termino em 2014. No final, a biblioteca estima que 11.000 manuscritos e 35.000 páginas, incluindo mapas, terão sido digitalizados e disponibilizados ao público em sua Biblioteca Digital.


Os documentos serão provenientes da coleção Thomas Addis Emmet e da coleção Henry W. and Albert A. Berg de Literatura Inglesa e Americana , ambas residindo atualmente na biblioteca. A coleção Emmet foi adquirida em 1896 e a coleção Berg em 1940.


Técnicos já começaram a digitalização da coleção de Emmet, que contém aproximadamente 11.000 manuscritos de catalogação do início da história dos EUA, incluindo uma cópia da Declaração de Independência escrita por Thomas Jefferson. A coleção Berg abriga as obras de alguns autores clássicos americanos como Thoreau, Vladimir Nabokov e Jack Kerouac. As 35.000 páginas também consistem de cartas, como a correspondência de Walt Whitman aos soldados da União durante a Guerra Civil. A Biblioteca Digital já contém mais de 800.000 imagens de conteúdo digitalizado.


O impacto deste projeto é amplo. Não é apenas mais um projeto digital em uma vasta paisagem de evolução digitais , mas sim um avanço enorme para todo o mundo acadêmico. Quando a digitalização estiver concluída, todo o mundo terá acesso a estes documentos valiosos.


"Este projeto emocionante é um elemento chave em nosso objetivo de criar maiores possibilidades para nossas coleções e ampliar sua acessibilidade em todo o mundo", disse Anthony Marx, presidente da biblioteca, disse em um comunicado de imprensa sobre o projeto. "Coleções digitalizadas de manuscritos de documentos de Benjamin Franklin, George Washington e Mark Twain, entre outros, oferecerão novas oportunidades notáveis ​​para a pesquisa acadêmica, e criarão novas aplicações de ensino para o público internacional. "


O projeto foi possível graças a uma doação de  500 mil dólares da Fundação Polonksy e outros 500 mil dólares em doações semelhantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário