sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diários da rainha Victoria são divulgados on-line


“Às 21h40, nós fomos para a cama (claro, uma cama), para eu me deitar a seu lado, em seus braços, em seu querido peito, e ser chamada por palavras ternas, que eu nunca ouvi serem dirigidas a mim antes – foi uma alegria além da imaginável! Foi o dia mais feliz da minha vida!” A moça que descreve de forma tão romântica sua noite de núpcias é a rainha Victoria, que governou o império britânico entre 1837 e 1901 e cujos diários acabam de ser disponibilizados on-line (clique aqui para acessar o Queen Victoria's Journals).


A rainha Victoria


A novidade comemora tanto o aniversário da monarca, que nasceu há exatos 193 anos, em 24 de maio de 1819, como o jubileu de diamante da rainha Elizabeth II.


Até agora, os diários estavam disponíveis apenas para pesquisadores, que tinham que agendar uma visita para consultá-los na biblioteca do Castelo de Windsor. O acervo virtual será permanente e gratuito para os usuários britânicos. Para outros países, o material estará acessível até o fim de junho.


Dos volumes escritos pela rainha, restaram 141, dos quais 13 são manuscritos – estes cobrem o período que vai de 1832 a 1836. Os demais foram transcritos pela filha caçula de Victoria, a princesa Beatrice. Ao todo, são 43.765 páginas. Além de textos, o site traz desenhos feitos pela rainha – alguns ilustravam seus diários e outros foram selecionados dentre álbuns e cadernos de rascunho.


Victoria começou a escrever seus diários em 1832, quando tinha 13 anos, e manteve o hábito até nove dias antes de sua morte, aos 81 anos, em 1901. O site permite acessar diretamente momentos marcantes da vida dela, como sua coroação, em junho de 1838, e seu jubileu de diamante, em 1897, além do casamento com o príncipe Albert, em fevereiro de 1840. Segundo o site do projeto, os diários permitem observar que Victoria passou dez anos de luto intenso após a morte do príncipe Albert, em 14 de dezembro de 1961. Os relatos mostram a rainha perdendo a autoconfiança, abandonando seus passeios e abrindo mão de programas como teatro e concertos. Depois, quando recupera o interesse por assuntos políticos, ela escreve nos diários sobre seus desafetos, como o primeiro-ministro William Gladstone, e revela sua empolgação ao assinar, pela primeira vez, como imperatriz da India, em janeiro de 1877. Cinco ensaios publicados no site abordam aspectos específicos da vida da monarca, como sua relação com os primeiros-ministros e com a Escócia.


O projeto inclui ainda uma linha do tempo que indica por meio de ícones os acontecimentos importantes ao longo do período, como guerras,  inovações tecnológicas e crimes, incluindo os assassinatos realizados por Jack, o Estripador, entre 1888 e 1891. Há registros de marcos culturais, como a publicação de "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, em 1890, e a de “O Coração das Trevas”, de Joseph Conrad, em 1899. Acontecimentos esportivos também são citados. O site mostra, por exemplo, que o primeiro jogo internacional de futebol foi realizado em novembro de 1872: uma partida entre Escócia e Inglaterra que acabou em zero a zero. A era vitoriana também veria a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, e a primeira transmissão de um sinal de comunicação sem fio através do mar, por Guglielmo Marconi, em 1897.


Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário