segunda-feira, 21 de maio de 2012

Microsoft lança a rede social So.cl voltada para estudantes


Ricardo Fraga |TechTudo

Neste domingo (20), após o buzz gerado pelo lançamento das ações do Facebook na bolsa de valores e o casamento de Mark Zuckerberg, a Microsoft resolveu anunciar oficialmente a rede social So.cl voltada para estudantes e assuntos acadêmicos.


Página inicial da rede social So.cl (Foto: Reprodução)


Voltada para estudantes e desenvolvida pela FUSE Labs, setor da Microsoft focado no futuro das experiências sociais, a So.cl (pronuncia-se “social”) combina site de relacionamento e pesquisa com o objetivo de permitir que as pessoas encontrem e compartilhem conteúdos interessantes.

A interface do serviço, que pode ser utilizada com a Microsoft Account (antiga Windows Live ID) ou com as credenciais do Facebook, é uma mistura de Google+, Facebook e um toque de Twitter. No menu superior, os usuários podem fazer pesquisas por assuntos ou pessoas e clicando no balão de conversa em vez da lupa, compartilhar seu status com os seguidores. Ainda na página inicial há a caixa de notificação, cujo funcionamento é incrivelmente parecido com o serviço social do Google.

No menu esquerdo, o usuário encontrará a opção “Explore” (muito semelhante com a antiga opção “Sparks” do Google+), que exibe os temas mais comentados no serviço. Selecionando “tech”, por exemplo, a So.cl listará todo o conteúdo que foi pesquisado e compartilhado pelos usuários envolvendo o tema. Em “Feed” (alguém lembrou do Facebook?), o internauta terá uma espécie de timeline, na qual poderá verificar todo o conteúdo postado; o que as pessoas seguidas postaram; as mensagens trocadas de maneira privativa ou todas as suas postagens.


Feed de informações da So.cl (Foto: Reprodução)


Na opção “Post”, o usuário pode filtrar o resultado da busca por tipo de conteúdo como imagens, vídeos, notícias, pessoas e muito mais. Tudo, é claro, servido pelo Bing. Na parte de baixo de cada pesquisa, existe a possibilidade de adicionar a publicação com a opção de compartilhar com outras pessoas. Vale lembrar que, todo o conteúdo pesquisado, é divulgado por padrão com os demais usuários. Em “Profile”, como não poderia ser diferente, o serviço exibe um resumo de todas as atividades do usuário na rede, permitindo a filtragem através de algumas opções.

Na opção “Video Parties”, os participantes da rede social são convidados a pesquisarem por vídeos e compartilharem com seus amigos, criando uma espécie de lista de vídeos que são reproduzidos em sequência. Isso permite que os usuários troquem mensagens através de um bate-papo do lado direito. A opção, que é uma integração com o YouTube, também mostra, em uma pequena janela no canto superior direito da "Home”, uma miniatura do vídeo que está sendo executado, possibilitando que o usuário continue navegando enquanto ouve uma música ou um show.

Apesar do acesso ter sido liberado a todos os usuários no início da tarde desde domingo, algumas horas depois a Microsoft fechou novamente o acesso ao So.cl. De acordo com uma mensagem exibida aos usuários, a empresa quer colher os feedbacks dos usuários, corrigir os possíveis problemas para, somente então, voltar a liberar o acesso a todos. Até lá, só será possível entrar através de convites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário