sexta-feira, 20 de julho de 2012

Acervo digital disponibiliza lista de bordo dos navios de imigrantes

Materiais como documentos e imagens estão disponíveis para consulta

As listas de bordo dos navios de imigrantes que ancoraram no Porto de Santos entre 1888 e 1973 estarão disponíveis para consulta no site do Museu da Imigração. O material histórico faz parte da segunda fase do projeto Memória da Imigração, que por meio de um banco de dados online integra o acervo digital do museu e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo.

A nova digitalização acrescentou 160 mil imagens ao acervo digital, que passa a contar com mais de 247 mil páginas para consulta e download gratuito. São documentos como listas com os nomes dos imigrantes embarcados, principalmente em portos europeus, com desembarque previsto no Porto de Santos. Pesquisadores, estudantes, descendentes de imigrantes e demais interessados poderão consultar o acervo.

Entre as informações disponíveis estão nacionalidade, sexo, estado civil, profissão, idade, religião, parentesco, grau de instrução, dados do passaporte, procedência e destino. A busca pode ser realizada por critérios como o nome do navio, um determinado intervalo de anos, ou a data precisa do desembarque em Santos. A nova ferramenta de pesquisa possibilita buscas específicas entre as categorias do acervo.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário