segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tumblr para Bibliotecas e Bibliotecários



Tumblr é uma plataforma de microblogging onde os blogueiros postam textos, links, citações, clipes de áudio, vídeos e imagens para uma comunidade de seguidores e leitores externos. Estes lugares podem ser comentados, "gostei" ou "reblogou" por outros usuários do Tumblr. Em termos de tamanho blog e escopo, o Tumblr cai em algum lugar entre o Twitter e os blogs tradicionais, como Blogspot ou WordPress. Os usuários do Tumblr criam seu próprio blog para seguir e ser seguido por outros blogueiros. Semelhante ao Twitter, as mensagens colocadas por outros usuários que você segue aparecerão em uma constante atualização "dashboard".

Tumblr é atualmente uma comunidade com mais de 60 milhões de usuários . Isso inclui grandes editoras independentes, autores, bibliotecas, bibliotecários, leitores, estudantes e professores. Tumblr é cheio de comunidades, grupos de fãs e blogueiros que se reunem em torno de certos interesses e problemas.

Como o resto da internet, também é cheio de loucos, gatinhos e conteúdo adulto. Construído em audiência (seus seguidores) pode ser facilmente e rapidamente compartilhado através do recurso de reblogging, seus posts podem atingir centenas (talvez milhares) de leitores em apenas alguns cliques.

A vantagem para bibliotecários individuais (e estudantes de biblioteconomia) é que você podem ligar-se com comunidades entusiastas de outros profissionais de bibliotecas, arquivos, educação, sem fins lucrativos e setores corporativos. Você pode até mesmo trazer notícias da biblioteca para pessoas que não são bibliotecários! É um ótimo lugar para se criar um nome ou uma marca, para si mesmo. Para bibliotecas, Tumblr é uma ferramenta de marketing gratuito e dependendo da quantidade de esforço que você deseja colocar em elaborar um tema, o seu blog Tumblr pode parecer tão profissional como o site de uma biblioteca.

Existem alguns passos específicos que você pode tomar para atrair um público engajado (seguidores, por exemplo). Aqui estão algumas orientações a serem considerados:

Sem se lamentar, apenas siga. Procure grandes blogs a seguir! Queixar-se sobre a sua falta de seguidores em posts não vai fazer com que você ganhe mais seguidores.

Seja você mesmo e equilibre seu conteúdo. Alguns dos melhores blogs de bibliotecas ou bibliotecários encontram um equilíbrio natural entre o pessoal e profissional. Os leitores gostam de conhecer a pessoa por trás do blog. Mesmo se você esteja mantendo um Tumblr para sua biblioteca, fique à vontade para responder perguntas e interagir com outros blogueiros.

Sem tags, Sem leitores. Ao marcar um post, considere os temas mais amplos que podem ser relevantes além de #bibliotecas e #bibliotecários, acesse: #educação, #história, #alfabetização etc Além disso, verificar estas tags regularmente pode-se encontrar um grande conteúdo publicado por outros blogueiros. Este é o lugar onde um muitas conversas, e, eventualmente, as comunidades, começam.

Experimente. Seja paciente. O mais importante, lembre-se de interagir com os membros de sua comunidade, coloque tags em suas mensagens, e continue lendo. 

COMECE COM ESSES TUMBLRS DE BIBLIOTECAS

Brentwood Library (NY)
Chicago Public Library
Darien Library (CT)
Espresso Book Machine at the Brooklyn Public Library
Forest Park Library (IL)
George Peabody Library’s Wunderkammer! (MD)
Hennepin County Public Library (MN)
Librarian Problems
Library Journal
MoMA Library
New York Public Library
Nova Scotia Archives
Queens Library
Que(e)ry (NY)
Ransom Center (TX)
School Library Journal
This Is What a Librarian Looks Like

Trechos do artigo Tumblrarian 101: Tumblr for Libraries and Librarians postado por Kate Tkacik no Library Journal
Tradução livre

3 comentários:

  1. Daqui uns 10 anos - se o serviço ainda existir - as bibliotecas daqui começam a usar/criar!

    ResponderExcluir
  2. Janete, obrigado pelo comentário,

    Sou a favor da filosofia do "Devagar e Sempre", o importante é não se deixar levar pelo "oba-oba" tecnológico. Se a iniciativa for planejada visando promover a disseminação da informação entre os usuários é sempre válida.

    ResponderExcluir
  3. Atualizações Wikipedianas:

    O Tumblr (lê-se tâmbler) foi fundado em 2007 por David Karp juntamente e Marco Arment, como líder de desenvolvimento. Setenta e cinco mil blogueiros que utilizavam outros sistemas logo mudaram para a plataforma, e desde então o serviço recebeu mais de 3 milhões de usuários.

    Em 2009, adquiriu o aplicativo "Tumblerette" para iPhone, criado por Jeff Rock e Garrett Ross. Em 17 de março de 2010, foi anunciado que o site estaria acessível a partir de então em smarthphones BlackBerry através de um aplicativo criado por Mobelux. Em 17 de abril de 2010, o aplicativo foi disponibilizado no BlackBerry App World. E atualmente já existe disponível também o aplicativo para aparelhos com Android.

    Em 18 de maio de 2011, o Tumblr contabilizava mais de 4,2 bilhões de publicações e aproximadamente 19 milhões de blogs. No começo de junho de 2011 o visual da Dashboard ganhou várias novas funcionalidades e um novo design, como responder mensagens de modo particular(a resposta pode ser vista apenas pelo usuário que perguntou dentro de sua "Inbox") e alguns painéis de configurações foram mudados de lugar para que se tornasse mais fácil e prático.

    No dia 9 de setembro de 2011, o site alcançou a marca de 10 bilhões de posts exclusivos (sem contar reblogs), e a marca foi comemorada com uma chuva de confetes na Dashboard dos usuários que estavam conectados no momento.

    Sabe que fiquei com vontade de criar um perfil.

    ResponderExcluir