quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Engenheiro do Google cria scanner que vira página de livros automaticamente


Máquina pode ser usada para digitalizar até 1000 páginas de um livro em 90 minutos  

Olhar Digital

A tarefa de digitalizar livros não é das mais fáceis, principalmente com obras antigas. O Google faz isso há oito anos e já criou versões digitais de mais de 130 milhões de livros pelo Google Books.

Mas o número de novas publicações que ganham versões para serem lidas em computadores, smartphones ou tablets caiu nos últimos anos. Para tornar a tarefa mais simples, um engenheiro do Google criou uma máquina de US$ 1,5 mil que consegue scanear um livro por conta própria sem a necessidade de ficar virando a página: ela faz isso sozinha.

Um engenheiro postou sobre o protótipo da máquina no Google+. Ela usa o sistema de sucção de um aspirador de pó convencional para isolar as páginas, e scaneia frente e verso da folha de uma vez. Segundo o engenheiro, é possível digitalizar até 1000 páginas de um livro em apenas 90 minutos sem muito esforço.

A máquina é aberta: o engenheiro colocou o código dela na internet e qualquer pessoa que quiser criar uma em casa pode fazer (isso considerando que ela tenha os conhecimentos técnicos necessários). Pelo site do Google Code é possível assistir um vídeo de 30 minutos ensinando a montar a sua própria máquina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário