sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Especialistas debatem a importância das revistas no desenvolvimento da ciência


Qual a importância das revistas no desenvolvimento histórico da ciência? Quais os desafios atuais relacionados à qualidade, ao acesso, à visibilidade e à preservação da produção científica? Estas e outras questões serão debatidas na mesa-redonda “Importância das revistas no desenvolvimento da ciência”, no dia 27 de novembro, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, com entrada gratuita.

Iniciativa do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade de São Paulo, com apoio da Mário de Andrade, o evento faz parte de uma série de encontros que estão sendo promovidos este mês para disseminar o conhecimento sobre a produção científica da USP, que passa a ser veiculada em plataformas abertas no Portal de Revistas USP e na Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP, inauguradas recentemente. Os interessados em participar do encontro, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade das 10 às 12 horas, devem se inscrever pelo link:
http://bit.ly/Mesa_SIBi_BMA_2012.

A mesa-redonda terá como mediadora a diretora da Biblioteca Mário de Andrade, Maria Christina Barbosa de Almeida. A política da Unesp para revistas científicas é um dos temas e será abordado pela professora Tânia Regina de Luca, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo; Revistas da Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade: perspectivas analíticas será o enfoque de Ana Luiza Martins, diretora do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat); e Acesso e disseminação da produção intelectual da Universidade de São Paulo será proferido pela professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, diretora do SIBi.


Palestrantes

Ana Luiza Martins – Diretora do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. É autora de Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo 1890-1922 (Edusp; Imprensa Oficial; Fapesp, 2001); História da imprensa no Brasil (Contexto, 2008) entre outros.

Maria Christina Barbosa de Almeida – Diretora da Biblioteca Mário de Andrade. Doutora em Ciência da Informação pela ECA/USP e autora de Planejamento de bibliotecas e serviços de informação (Briquet de Lemos, 2005).

Sueli Mara Soares Pinto Ferreira – Professora titular junto a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Educação, Informação e Comunicação desde julho de 2012. Livre docente em Geração e Uso da Informação pela ECA/USP em 2006. Doutora em Ciências da Comunicação pela USP (1995). Mestre em Ciências da Comunicação pela USP (1989). Especialista e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pelas Faculdades Teresa D’Ávila de Lorena (1978). Coordenadora do núcleo de pesquisa Design de sistemas virtuais centrado no usuário, certificado pela USP junto ao CNPq desde 2002. Membro do Conselho Diretor do Redalyc (2009-2012). Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.

Tânia Regina de Luca – Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1996) e professora livre docente em História do Brasil Republicano (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É autora de Leituras, projetos e (re)vista(s) do Brasil: 1916-1944(Unesp, 2011); A revista do Brasil: um diagnóstico para a (n)ação (Unesp, 2011) entre outros.

Serviço
Mesa-redonda – Importância das revistas no desenvolvimento da ciência
Local – Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Data – 27 de novembro
Horário – 10 às 12 horas
Endereço – Rua da Consolação, 94 – São Paulo – SP

via Divulgação - DT/SIBiUSP
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário