sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fiocruz cria banco de dados sobre bactérias da Mata Atlântica



A Coleção de Bactérias da Mata Atlântica, CBMA, situa-se no Laboratório de Genética Molecular de Micro-organismos do Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, e tem como finalidade: amostrar, isolar, preservar e caracterizar a diversidade de bactérias cultiváveis do solo da Mata Atlântica. Representa a fonte primária de parte da microbiota deste bioma para estudos básicos e biotecnológicos e, como Coleção, é testemunho destes estudos, permitindo sua rastreabilidade. Como sua taxonômia é definida pela informação contida no gene ribossomal 16S rRNA, e estas sequências podem ser livremente acessadas, são inúmeras as possibilidades de estudos.

Trata-se de uma Coleção de serviço e pesquisa. A CBMA é filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM958.

Até o presente o acervo da CBMA contém 800 isolados correspondendo a 100 morfotipos obtidos nos oito pontos de coleta representados pelos cinco tipos de solo.

A identificação dos primeiros 100 isolados, baseada no gene ribossomal 16S rRNA e na comparação das sequências (~1300pb) com as referências do projeto de banco de dados ribossomal (RDP – Ribosomal Database Project), definiu a presença dos seguintes gêneros de bactérias: Acinetobacter, Amycolatopsis, Arthrobacter, Bacillus, Burkholderia, Collimonas, Cupriavidus, Dyella, Enterobacter, Klebsiella, Leifsonia, Mycobacterium, Paracoccus, Paenibacillus, Phyllobacterium, Pseudomonas, Ralstonia, Serratia, Silvimonas, Streptomyces e Variovorax

com EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário