quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Newsweek aponta seu assassino em última capa


Newsweek usa hashtag em última capa

Adnews

Durante 80 anos a revista americana Newsweek foi uma das mais conceituadas e populares publicações dos Estados Unidos. Em 2012, porém, seus diretores anunciaram o fim da edição impressa e a continuidade dos trabalhos apenas na versão digital. Talvez este seja um dos reflexos mais emblemáticos do poder da internet no jornalismo.

Para se despedir com estilo, a Newsweek pensou e criou uma capa histórica, que exibe a sede do grupo, Manhattan, através de uma foto em preto e branco e a chamada principal que faz referência às hashtags do Twitter; #lastprintissue (#ultimaedicaoimpressa, em português).

Segundo o grupo, a revista deixa de circular em papel, a partir de 2013, por conta da queda no número de leitores e consequentemente das receitas com a publicidade. Além disso, é preciso considerar que a produção de um veículo impresso, contando impressão e distribuição, é sempre mais custosa.

No editorial, a editora-chefe da revista, Tina Brown defendeu a mudança como se houvesse uma alternativa possível. Disse ainda que a Newsweek não é “convencional”, nem “inflexível” e que todos terão de aderir este movimento e que, sendo assim, a sua revista estaria à frente na curva.

No Twitter, Brown ainda comentou a divulgação da última capa da revista da seguinte maneira: “Agridoce. Desejem-nos sorte.” Um leitor opinou que, com a referência ao Twitter na manchete, a revista estava “usando seu último suspiro para identificar seu assassino”.

Com informações da BBC e do Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário